Quem descobriu o núcleo atômico?

Autor: William Ramirez
Data De Criação: 24 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Quem descobriu o núcleo atômico? - Artigos
Quem descobriu o núcleo atômico? - Artigos

Contente

Ernest Rutherford, o pai da física nuclear, recebeu este título por sua descoberta do núcleo. Rutherford definiu o primeiro modelo teórico do núcleo, que serviu de base para nossas teorias modernas de estrutura atômica. Após a realização de testes que hoje em dia são conhecidos como "o experimento da folha de ouro de Rutherford", ele chegou à importante descoberta que a maioria da massa de um átomo fica em uma região central.


A estrutura atual do átomo foi proposta por Rutherford (atom image by Oleg Verbitsky from Fotolia.com)

História

Nascido em 1871, na Nova Zelândia, Ernest Rutherford estudou para se tornar um cientista em seu país natal e na Inglaterra. Em 1908, seis anos após ter completado seus estudos de pós-graduação, ganhou o prêmio Nobel de química por seu trabalho sobre a natureza da radioatividade. Ele propôs sua teoria do núcleo enquanto era o titular da cadeira de física da Universidade de Manchester.

Período de tempo

Quase 100 anos após a descoberta do átomo por John Dalton, a principal teoria atômica era chamada de "modelo do pudim de ameixas", que foi desenvolvida por J.J. Thompson, em 1904, e dizia que os elétrons de um átomo eram distribuídos proporcionalmente no campo positivo do átomo, como ameixas negativas espalhadas por um pudim positivo. Este modelo era o aceito quando Ernest Rutherford fez seus experimentos em 1911.


Características

Durante o experimento da folha de ouro de Rutherford, várias partículas de hélio foram arremessadas em uma folha de ouro de apenas algumas centenas de átomos de espessura. O caminho percorrido pelas partículas de hélio, através da folha de ouro, permitiu que Rutherford e seus assistentes determinassem uma nova teoria para a estrutura atômica. Os dados do experimento indicaram que a massa dos átomos de ouro estava concentrada em uma região densa, e que a maioria do átomo era formada de espaço vazio.

Importância

O experimento de Rutherford provou que o modelo do pudim de ameixas não estava correto. Apesar de Rutherford ter chamado a região densa de "a carga central", agora sabemos que ela é o núcleo do átomo. O físico Niels Borh usou a descoberta de Rutherford para refinar sua estrutura teórica. A descoberta de Rutherford é a base dos modelos atuais e causou a criação de um novo campo da ciência — a física nuclear.


Considerações

Os cientistas Hans Geiger e Ernest Marsden contribuíram consideravelmente com os experimentos de Rutherford e a subsequente descoberta do núcleo. Rutherford, porém, obteve a maior parte do crédito pela descoberta, já que a pesquisa foi feita sob sua instrução, na Universidade de Manchester. Como reconhecimento por suas contribuições, o experimento também é conhecido como experimento de Gieger-Marsden.