Contente
Tanto a desregulamentação como a privatização reduzem o envolvimento governamental, mas com diferenças substanciais. A desregulamentação reduz o espaço do governo ou fiscalização em uma industria e a privatização tira as funções governamentais e contrata a industria privada para fazê-las.
Os Estados Unidos desregulamentaram a industria aérea em 1978 (yellow jet airliner image by Stephen Kirkby from Fotolia.com)
Efeitos
A desregulamentação mira melhorar serviços ou reduzir custos reduzindo o envolvimento governamental na indústria privada. A privatização visa reduzir custos, colocando a indústria privada para realizar serviços mais eficientes que o governo, economizando o dinheiro dos pagadores de impostos.
Benefícios
Proponentes da desregulamentação argumentam que a interferência governamental reduzida nos negócios promove competição e reduz preços. Pode também conduzir à uma expansão em serviços providos. Proponentes da privatização argumentam que a indústria privada pode realizar serviços mais eficientes que as agencias governamentais.
História
Uma das maiores desregulamentações na história dos Estados Unidos foi a da indústria aérea em 1978. Consumidores viram a redução de preços e maior disponibilidade de voos desde a desregulamentação.
Equívocos
Os resultados da desregulamentação nem sempre são positivos. Para a indústria bancária, ela é citada como um fator que contribuiu para o colapso econômico que se iniciou em 2007.
Potencial
Tanto a desregulamentação como a privatização tem potencial para beneficiar consumidores e contribuintes. A privatização de serviços é geralmente feita em licitação, o contrato para executar o serviço a ser concedido para o menor preço de custo.