Contente
A hipóxia cerebral refere-se a completa privação de oxigênio nos tecidos do cérebro. Ela normalmente ocorre quando o cérebro recebe uma quantidade inadequada de sangue. De acordo com o Instituto Norte-americano de Distúrbios Neurológicos e Derrames, a hipóxia pode levar à danos cerebrais conforme as células no cérebro começam a morrer depois de apenas cinco minutos sem oxigênio. Os sinais da hipóxia cerebral dependem do grau e duração da falta de oxigênio. Consulte seu médico para um diagnóstico apropriado dessa ou outra condição médica.
Cérebro (Creatas/Creatas/Getty Images)
Nível de consciência
Em casos mais graves de hipóxia cerebral, o paciente está em um estado de inconsciência por períodos que podem variar em horas a dias, semanas ou meses. Se a privação de oxigênio continuar, desmaios e perda de consciência podem ocorrer. Se ainda houver mais privação, pode resultar em coma, um estado de inconsciência onde o paciente não consegue reagir ao ambiente ao seu redor.
Déficits cognitivos
As pessoas que têm hipóxia cerebral serão mais desatentas, sofrerão de pouco discernimento e terão perda de memória e pouca coordenação motora. Se a hipóxia cerebral durar vários minutos, as células de uma pessoa começarão a morrer, resultando em danos cerebrais permanentes, convulsões ou até morte.
Cianose
As pessoas com hipóxia cerebral também podem mostrar sinais de cianose, uma coloração azul anormal na pele. A cianose é mais facilmente reconhecida naqueles com uma taxa mais alta de hemoglobina do que naqueles com anemia — uma condição na qual o corpo não tem células vermelhas saudáveis suficientes no corpo.
Outros sinais
A cegueira também pode ocorrer. Pacientes podem ver normalmente, mas não conseguem reconhecer o que veem. Sinais de doenças psiquiátricas, como agitação e depressão também podem surgir.