Contente
Há muitos truques para obter o mínimo desgaste dos pneus do seu carro, mas a tática mais útil é sempre mantê-los inflados em seu nível máximo. Atingir a máxima PSI (pressão atmosférica) nos pneus também é o segredo para melhorar a quilometragem e conseguir melhor manuseio. Mas se estiver mantendo os pneus cheios apenas com a PSI recomendada pelo fabricante, poderá não estar aproveitando todos os benefícios.
Instruções
Utilize a pressão máxima para melhorar o desempenho (Thinkstock/Comstock/Getty Images)-
Verifique o manual do proprietário do seu carro, para ver o que ele informa sobre a pressão dos pneus. Muitos fabricantes de automóveis recomendam uma pressão em torno de 30 PSI. Seja qual for a PSI que o manual indicar como a pressão ideal, será o mínimo de pressão dentro dos pneus. Se não possuir um manual do proprietário, verifique no batente da porta do motorista. Muitos carros têm adesivos com a recomendação de pressão dos pneus (PSI) fixados nesse local.
-
Olhe para a parede lateral de um dos pneus. Você encontrará a PSI máxima permitida para esse tipo de pneu impresso ou gravado na parede lateral. Como sugere, considere o valor indicado como sendo a maior PSI, para segurança.
-
Reduza a PSI máxima, conforme indicado nas paredes laterais do pneu, em 10%. Esse valor deverá ser a pressão ideal dos pneus para todos os dias. Você não sentirá seu carro tão macio como sentiria com a pressão recomendada pelo fabricante, porém será recompensado com melhor estabilidade nas curvas, menor consumo de combustível e menor desgaste dos pneus.
-
Encha os pneus com a máxima PSI, antes de fazer viagens longas na estrada ou antes de transportar uma carga pesada, incluindo um reboque de qualquer tipo. Isso oferecerá maior segurança.
Dicas
- É uma boa prática verificar e calibrar os pneus toda vez que encher o tanque de combustível.
O que você precisa
- Medidor de pressão dos pneus
- Manual do proprietário