Como embutir colunas de aço em unidades de alvenaria de concreto

Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 19 Marchar 2021
Data De Atualização: 23 Junho 2024
Anonim
Como embutir colunas de aço em unidades de alvenaria de concreto - Artigos
Como embutir colunas de aço em unidades de alvenaria de concreto - Artigos

Contente

"CMU" é um acrônimo para "unidade de alvenaria de concreto", também conhecido como "bloco de concreto" ou "bloco de alvenaria". As paredes de blocos são utilizadas às vezes em vez de fundações sólidas de concreto derramado. Blocos também podem ser usados para rodapés, base inferior de uma parede, pilares e colunas. Quase tudo feito com concreto sólido pode ser construído com CMU. No entanto, há algumas considerações especiais.


Colunas verticais de reforço fazem CMU semelhante a concreto sólido derramado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fraqueza das juntas

Pode-se comparar a resistência do concreto sólido e CMU pensando em uma coluna de blocos de construção de plástico encaixados comparando-a com um grande bloco de construção de plástico em forma de coluna do mesmo tamanho. A coluna encaixada é mais fraca por possuir certo número de juntas. O reforço de aço pode fortalecer essas articulações. Mas a adição de barra de reforço de aço faz mais do que apenas escorar a fraqueza comum apresentada pelo CMU vs. concreto sólido derramado.

Eixos verticais

Os blocos CMU parecem sólidos dos lados e extremidades. Da parte superior ou inferior, no entanto, pode-se ver através deles. Eles são ocos - muitas vezes com duas ou mais células ocas. Quando empilhados num padrão escalonado, eles permitem colunas verticais da parte superior à parte inferior da estrutura do bloco CMU. É através desses eixos verticais que os blocos CMU são reforçados.


Vergalhões

Barra de reforço, ou vergalhão, é o aço usado para reforçar as estruturas CMU. O vergalhão em si é uma coluna de aço. Enquanto os vergalhões, em maior derrama, são ligados a uma coluna ou armação de barras, no interior das células ocas CMU, eles são usados como colunas de reforço estrutural singular. O vergalhão pode ser ligado na parte superior para apanhar a extremidade da célula central, do qual ele pode ser suspenso. Em seguida, concreto é derramado no vazio dos blocos CMU, formando uma forma única de concreto com o concreto e a massa de aço contíguos.

Tensão e desvio

O reforço de aço em barras, quando incorporado no concreto derramado nos CMU vazios, adiciona várias dimensões de força para a estrutura global. Enquanto os blocos de concreto começam com alta compressibilidade, falta-lhes a força para resistir à tensão - uma força de tração, ou forças de desvio - onde duas forças opostas horizontais são exercidas. O vergalhão, em combinação, preso no lugar com concreto moldado, aumenta a resistência à tração e à força de desvio, aproximando-a do perfil de resistência do reforço de concreto sólido derramado.