Contente
Pesca de boia, ou pesca com um flutuador ou outro indicador de flutuação, é um dos estilos mais acessíveis de pesca. A boia faz duas coisas para o pescador: dá visão para quando o peixe morder a isca, e atua como uma balança que mantém a isca longe do fundo. Assim como muitas formas de pescar, a pesca com boia requer conhecimento e habilidade, mas com o tipo certo de boia e as técnicas corretas nos lugares certos, o sucesso está apenas a um passo de distância.
Boia de pesca
Seleção da boia
Muitos peixes desconfiam de uma isca presa em uma boia pois, embora pareça flutuar em um estado neutro, ela resistirá quando um peixe tentar movê-la. Portanto, é importante selecionar uma boia com uma flutuabilidade igual ao peso da isca. Se a boia flutuar mais que a isca, pesos podem ser usados para dar equilíbrio. A flutuabilidade de uma boia se deve a dois fatores, seu formato e seu tamanho. Conforme o tamanho e a superfície de contato com a água aumentam, o mesmo acontece com a flutuabilidade. Quando escolher uma boia, considere ambos, o peso da isca que irá usar e a força da corrente, se você estiver pescando em um rio.
Técnicas
Espere alguns segundos depois que a boia desaparecer sob a superfície antes de montar o anzol. Muitos tipos de peixe irão mordiscar uma isca que não se move para testar antes de atacar. Se a boia não subir à superfície depois de alguns segundos, você poderá montar o anzol.
Quando pescar com um flutuador, role a carretilha em uma velocidade de cerca de 1/4 da sua velocidade normal. O movimento irá empurrar a isca mais para baixo na água. Mover muito rápido irá manter a isca perto da superfície da água, onde o peixe raramente irá lutar.
Lugares
Quanto maior área de superfície uma boia tem em contato com a água, maior sua flutuabilidade. Em águas mais agitadas, boias grandes arredondadas devem ser usadas para neutralizar os movimentos da água. Em águas calmas, use boias longas, que proporcionarão um indício de ataque mais sensível.
Tenha conhecimento da profundidade da água onde você estiver pescando assim, como a profundidade em que o peixe provavelmente estará (difere de peixe para peixe). Fixe sua boia na linha de pesca em um ponto onde sua isca irá ficar pendurada a uma distância ideal acima do fundo. Por exemplo, se a profundidade da água for de 3 m e o peixe gostar de nadar a 1 m acima do fundo, configure sua boia para que haja 2 m entre ela e a isca.