Dicas de pirografia

Autor: Joan Hall
Data De Criação: 5 Janeiro 2021
Data De Atualização: 17 Dezembro 2024
Anonim
5 DICAS FÁCEIS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO NA PIROGRAFIA
Vídeo: 5 DICAS FÁCEIS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO NA PIROGRAFIA

Contente

Pirografia é um método específico que consiste em grafar uma imagem em um pedaço de madeira utilizando pirógrafos, instrumentos que queimam o material com o desenho desejado. As técnicas de gravação podem produzir vários tons de castanho ou preto. O produto acabado pode ser corado com tinta para madeira padrão ou simplesmente ser finalizado com selante, esmalte, ou poliuretano, dependendo dos resultados desejados.


A pirografia é feita com diversas madeiras e acabamentos diferentes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pirógrafo

O pirógrafo básico é semelhante a uma caneta e, em geral, deve ser manuseado da mesma forma. A ponta ou bico pode ser substituível ou permanente dependendo do tipo de ferramenta. A temperatura da ponta deve alcançar 300 ºC a 450 ºC e, portanto, o instrumento nunca deve ser tocado quando quente. Qualquer coisa que encostar na ponta pode ser queimado ou danificado quase instantaneamente, por isso, mantenha-a longe de esboços, documentos, pessoas, animais, roupas e qualquer outra coisa que possa ser ferida ou danificada.

O pirógrafo básico se assemelha a uma caneta (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Substituição de pontas para pirógrafos

Pontas de substituição estão disponíveis através de fornecedores de lenha ou em algumas lojas de artesanato. As pontas podem ter diferentes terminações ou semelhantes formas de cinzel na extremidade para auxiliar a criação das imagens desejadas na madeira. Essas diferentes terminações também produzem efeitos variados, assim como diferentes estilos de pincel criam efeitos diversos. Se você estiver usando apenas um pirógrafo, aguarde o tempo mínimo de resfriamento (conforme indicado no manual de instruções que acompanha o instrumento) antes de tentar substituir a ponta.


Existem diferentes tipos de ponta (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Limpando pontas para pirógrafos

Com o uso, as pontas de metal que se aquecem em um pirógrafo vão escurecendo. Isso pode afetar o controle do artista ao usá-lo em novos projetos de pirografia. Use uma lixa muito fina na ponta já fria para remover o resíduo escuro e dar um aspecto novo. Com o tempo, as pontas podem ficar desgastadas ou danificadas e precisar de substituição. Para evitar estragos em um projeto, preste atenção à condição das pontas sempre que utilizá-las.

Preste atenção às condições das pontas (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Pratique o uso do pirógrafo

Pratique técnicas de pirografia em um pedaço de madeira antes de iniciar um projeto. As pontas possuem diferentes pontos de contato, que são utilizados para produzir efeitos diferentes. O ponto mais extremo é usado para fazer pequenos furos ou adicionar textura, por exemplo, ao gravar imagens de árvores ou animais com pelo felpudo ou fofo. Na parte inferior da ponta, há uma aresta que pode se assemelhar a um cinzel, utilizada para uma variedade de estilos de traçado, bem como a produção de tons mais claros e escuros. Ao lado da ponta, há uma superfície plana conhecida como "lâmina", usada para sombreamento ou para produzir um efeito de gradiente.


Regiões diferentes das pontas são usadas para efeitos específicos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)