Contente
Caldo de galinha e canja de galinha servem como base para diversos pratos deliciosos. No entanto, cozinheiros novatos e até mesmo bastante experientes, poderão ter dificuldade em distinguir caldo e canja. Embora a diferença entre usar caldo de galinha ou canja de galinha seja pequena (alguns a consideram insignificante), ela poderá afetar de forma bastante distinta o resultado do prato que você estiver cozinhando.
Caldo de galinha geralmente é usado para fazer sopa (chicken soup with meat-leg 2 image by Svenja98 from Fotolia.com)
Origem
O caldo de galinha vem dos ossos e cartilagens do frango. A canja, por outro lado, é feita a partir da carne. Por isto, o caldo possui o que os cozinheiros descrevem como "uma sensação de plenitude", em relação à riqueza do sabor, já que a gelatina nos ossos da galinha tem tempo de saturar dentro do líquido. Em geral, a canja é um subproduto na preparação de algum outro alimento. Os sucos produzido durante o assar de um peru também são considerados canja. Por outro lado, o caldo de galinha, é preparado por si só, como um ingrediente, deve ser fervido por um longo tempo (entre quatro e seis horas) e não é salgado.
Usos
Você pode usar a canja de galinha para uma variedade de propósitos, desde adicioná-la a vegetais e outros condimentos até incrementar o sabor de vários alimentos, como cenouras, salsa, cebolas e alho. O caldo de galinha, em função de seu rico sabor, é o ingrediente ideal para sopas, como sopa de macarrão, por exemplo.
Substituições
Quando estiver preparando um molho que terá que ser reduzido significantemente, ou que precisará ter um sabor muito rico e concentrado, você deve utilizar caldo. No entanto, se estiver planejando encorpar seu líquido com amido, fará pouca diferença se você utilizar caldo ou canja.
Outros produtos
Caldo de galinha e canja de galinha estão associados com o consomê, que é um caldo forte e robusto. Para fazer um consomê, os cozinheiros adicionam vários ingredientes, como cenouras, cebolas, aipo e ovos brancos a uma base de frango. Esta mistura é mexida dentro de um caldo frio, formando um aglomerado na parte de cima. É feito, então, um buraco neste aglomerado, que revela o caldo que está embaixo, preenchendo-o de sabor. Bouillon é simplesmente a palavra francesa para canja, mas que pode ser confundida com um produto à parte.