Herpes em cachorros

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
Sintomas, tratamento e prevenção da herpes canina
Vídeo: Sintomas, tratamento e prevenção da herpes canina

Contente

Os cães não contraem doenças como herpes zoster (também conhecida como cobreiro) ou catapora. É impossível você contaminar seu cachorro se estiver infectado. Entretanto, os caninos podem contrair uma variação do vírus da herpes que causa uma doença grave em filhotes. O vírus é um "primo distante" do causador da herpes zoster nos humanos. Em cães adultos, o vírus só causa sintomas leves.


Herpes é a principal causa de morte de filhotes de cachorros (Image by Flickr.com, courtesy of Carlos Huerta)

Filhotes

A herpes canina é conhecida como HVC (herpes vírus canino). De acordo com o site PetEducation, é a maior causadora de mortes em filhotes com menos de três semana de idade.

Transmissão

O herpes vírus em cães pode ser sexualmente transmissível. Os adultos podem hospedar o vírus por anos sem apresentarem nenhum sintoma.

Sintomas em filhotes

A herpes canina deve tornar os filhotes mais depressivos, fazes com que parem de se amamentar e comecem a chorar. Alguns filhotes, no entanto, desenvolverão apenas sintomas leves e devem recuperar-se em alguns dias.

Sintomas em cães adultos

A maioria dos cachorros mais velhos não apresentam sintomas do herpes vírus, embora pequenas bolhas possam surgir na parede vaginal de fêmeas infectadas.


Tratamento

Não existe tratamento específico para a cura do HVC que acomete recém-nascidos. Em filhotes um pouco mais velhos, forçá-los a se alimentarem e medicação contra a diarreia podem ajudar o pequeno a se recuperar.

Prevenção

Manter as caixas onde os cachorrinhos dormem bem aquecidas pode ajudar a prevenir a propagação do vírus entre recém-nascidos e filhotes. As fêmeas que dão luz a ninhadas contaminadas com o HCV devem ser castradas e não podem reproduzir. É muito provável que o vírus contamine toda a sua prole.