Contente
Apesar de cinomose e raiva serem ambas de natureza viral, as duas doenças têm diferenças. Entre elas estão a transmissão entre animais e pessoas, como elas afetam o animal e os animais que podem contrai-las.
Fique atento aos sinais de doença em seu cão (Dean Golja/Photodisc/Getty Images)
Considerações
A cinomose ocorre em variedades caninas e felinas, mas não pode ser transmitida de um animal para uma pessoa. A raiva pode infectar uma pessoa -- a mordida de um animal infectado é o método comum de transmissão.
Transmissão
Quando um animal contrai cinomose ele normalmente aspira os organismos que aceleram a doença. A raiva passa de criatura para criatura através da saliva, com mordidas ou contato com uma ferida aberta ou mucosas.
Efeitos
A raiva é quase sempre fatal em animais e pessoas quando não tratada. A cinomose, embora seja capaz de matar um animal, não é uma sentença de morte certa, já que os animais podem recuperar-se.
Importância
A raiva ataca o sistema nervoso central do animal, eventualmente resultando na morte por paralisia, já que o animal não consegue mais respirar. A cinomose é uma ameaça maior para os sistemas respiratório e gastrointestinal do animal.
Potencial
Qualquer mamífero de sangue quente pode contrair raiva. A cinomose é limitada aos membros das famílias dos cães, gatos e doninhas, bem como guaxinins.