Contente
O fubá e a farinha de milho são derivados do milho. Na realidade, a preparação desses alimentos envolve os mesmo processos e ingredientes. A única diferença é que a farinha é o milho moído em um triturador grosso ou médio e o fubá é moído até ficar bem fino. Pode parecer uma diferença pequena, mas os dois são usados de modos diferentes.
O fubá e a farinha de milho são produtos do mesmo vegetal (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Usos do fubá
O fubá é a matéria-prima de alimentos em muitas culturas. É usado para fazer diversas comidas, como pão de milho, polenta, bolinhos de milho e, às vezes, em bolos. Ele também é usado para fazer empanados em alguns pratos, como peixe frito.
O fubá é utilizado para fazer pão de milho (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)Usos da farinha de milho
Muito mais fina que o fubá, a farinha é usada de modo diferente. Ela é moída até ganhar uma consistência de pó. Não é um alimento em si, mas é muito usada para dar consistência a sopas e molhos. A farinha pode ter um gosto doce, característico do milho, e pode não ser uma boa opção para pratos de sabor mais delicado. É empregada em biscoitos e bolos.
A farinha de milho é usada para fazer biscoitos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Diferenças na cor
A farinha de milho é branca, enquanto o fubá pode ter várias cores, dependendo do tipo de milho usado. O fubá pode ser branco, amarelo e até mesmo azul.
Farinha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Amido de milho
O amido de milho, que é diferente da farinha de milho e do fubá, é conhecido como a farinha de milho no Reino Unido. Um não substitui o outro, por isso, deve-se tomar cuidado para não confundi-los.
Amido (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)Granulados
O fubá que possui uma textura mais grossa é conhecido como grãos de milho.
Grãos (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)