Contente
Cientificamente, não existe distinção entre pombos urbanos e selvagens. Ambos pertencem à família Columbidae, que tem 290 espécies. Eles têm uma penugem macia que se mantém plana em seus corpos ovais. A maioria dessas penas estão levemento ligados à pele. Isso conta a favor deles quando são atacados por um gavião ou falcão. Às vezes a ave pode escapar quando as penas se soltam.
Pombos urbanos são maiores que selvagens
Pombos adultos têm uma altura entre 35 e 37 centímetros. A maior ave fêmea é a pomba Zenaida, que cresce até 25 cm. A menor é o pombo selvagem, que cresce apenas 15 cm. Os selvagens geralmente são brancos, enquanto os urbanos são comumente cinzas. O tamanho e a cor são a única diferença entre pombos urbanos e selvagens.
Pombos urbanos e selvagens têm grandes propriedades
Pombos urbanos e selvagens são as únicas aves a produzirem "leite" para suas crias. Os filhotes colocam seus bicos dentro dos bicos dos pais e recebem o leite dos adultos. Os urbanos são as únicas aves que não precisam inclinar suas cabeças antes de engolir líquidos. Elas produzem um som chamado arrulho, se alimentam de sementes, botam dois ovos de uma vez e se revezam ao chocá-los. Machos ficam no ninho durante o dia e as fêmeas, durante a noite.