Contente
Todos os tipos de roupa consistem essencialmente de fibras sintéticas, naturais ou uma combinação dos dois tipos. Ambos têm vantagens e desvantagens dependendo da finalidade. A maior diferença entre os dois é que as fibras de roupas sintéticas são criadas através da química, enquanto que as fibras de roupas naturais são obtidas através de meios orgânicos.
Mais e mais roupas estão combinando fibras sintéticas e naturais (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Origens
A diferença primária é a origem das fibras. Para poder criar fibras sintéticas, são necessárias reações químicas, que consistem na transformação de poliamidas ou poliéster em fibras sintéticas. Já as roupas naturais consistem de fibras que crescem organicamente, ou seja, suas fontes são plantas ou animais; algodão, seda e lã são exemplos comuns.
Durabilidade
O nível de durabilidade é diferente, mas geralmente as sintéticas tendem a durar mais que as naturais, pois elas demoram mais para se biodegradar.
Características
Outras diferenças envolvem as características gerais. As roupas naturais tendem a permitir que o calor e a umidade saia, enquanto que as sintéticas tendem a mantê-los. Como resultado, as fibras naturais são geralmente melhores em climas quentes, pois permitem que as roupas respirem.
Visuais e estilos
Os dois tipos de roupas possuem visuais diferentes. Os ternos, em particular, possuem um estilo diferente dependendo do tipo de fibra utilizado. A maioria das pessoas associam ternos de fibras naturais com um estilo elegante e clássico, enquanto que os ternos sintéticos são geralmente vistos como baratos e chamativos devido à sua aparência artificial.