Contente
O periquito alexandrino é uma espécie de papagaio de tamanho médio e com cores vivas. Ele é muito inteligente e pode virar um animal de estimação fantástico, se submetido a treino e socialização adequada. Os pássaros são presas naturais no habitat selvagem, porém essa espécie de papagaio ficará tímido sem qualquer tipo de socialização, podendo até morder sempre que estiver com medo.
Instruções
Papagaios alexandrinos podem criar ligações emocionais com seus donos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Abrigue o papagaio em um local tranquilo. Os periquitos alexandrinos podem ficar assustados quando ouvem ruído e morder se estiverem hiperativos. Manter o papagaio em um lugar calmo, além de o ajudar a se sentir seguro, simplificará a domesticação.
-
Aproxime-se do papagaio sempre de frente. Se ele for frequentemente surpreendido por você, ele terá tendência para morder. Além disso, se o papagaio começar a associá-lo ao fato de ser surpreendido e, com isso, sentir medo, será mais difícil se relacionar com ele.
-
Alimente o papagaio com a mão. Quando as aves aprendem a associar pessoas com coisas positivas, como os alimentos, são menos propensas a ficarem surpreendidas. Embora seja importante que o pássaro tenha sempre acesso à comida, se você puder alimentá-lo com a mão várias vezes ao dia, ele será socializado com maior facilidade.
-
Abra a gaiola do pássaro e deixe que ele voe para o exterior. Certifique-se de fazer isso apenas em uma área fechada e segura. Não se aproxime dele nem tente pegá-lo. Em vez disso, faça com que ele tenha o costume de andar junto de você. Depois de sentir que ele está calmo, segure na mão uma recompensa e dê assim que ele se aproximar. Pratique isso várias vezes por dia, durante algumas semanas.
-
Encoraje o pássaro a pousar no seu dedo ou em um poleiro. Coloque um poleiro do lado de fora da gaiola e abra a porta. Quando o pássaro pular para cima dele, dê uma recompensa. Em seguida, coloque seus dedos ao lado do poleiro e incentive-o a pular neles. Dê uma recompensa sempre que ele fizer isso. Pratique esse exercício várias vezes por semana.
Dicas
- Esteja atento à forma como você se move em volta do periquito. Se fizer movimentos suaves e lentos ele não se assustará.
- Da mesma forma, fale baixo e de forma suave, para mantê-lo tranquilo.
Aviso
- Nunca corra atrás dele.
O que você precisa
- Alpiste
- Recompensas para pássaros
- Poleiro