Contente
Fones de ouvido podem ser perigosos (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
Sintomas
A dor de ouvido é caracterizada por dor na orelha, nos dentes ou na cabeça. Pode ocorrer também uma sensação de ouvido cheio, ou até mesmo saírem secreções da orelha. Há várias causas, podendo ser desde uma infecção, um corpo estranho ou uma exposição a ruídos. A maioria das dores de ouvido melhora sem tratamento, mas algumas podem infeccionar e se espalhar para outras áreas do corpo e, eventualmente, causar a perda de audição.
Dores relacionadas ao barulho
A dor causada pela exposição prolongada a ruídos intensos, como barulho do trânsito e música alta, causa zumbidos no ouvido e perda parcial da audição. Um estudo realizado pelo Kasturba Medical College, em Manipal, Índia, mostrou que fones de ouvido podem causar perda de audição porque ficam próximos ao tímpano, e também podem causar uma desagradável infecção, pois eles contêm germes como o estafilococos e, como criam um ambiente fechado na orelha, propiciam a incubação dos germes.
Prevenção
Algumas coisas importantes podem ser feitas para prevenir a infecção de ouvido e perda auditiva relacionada ao ruído. Primeiro, mantenha o volume baixo. Se outra pessoa conseguir ouvir a sua música, é porque está muito alta - e isso vale tanto para o som do carro como para aparelhos MP3 e celulares. Use protetores de ouvido se trabalhar em um ambiente ruidoso, ou se for a shows e eventos esportivos. Não compartilhe fones de ouvido, pois eles podem espalhar germes. Limpe-os com uma gota de álcool e algodão, e higienize seus ouvidos regularmente.