Contente
- Aumento da potência
- Melhor consumo
- Diminuição da temperatura operacional do motor
- Mais opções de combustível
- Som de escape mais saudável
Os catalisadores, que são responsáveis por queimar gases do escapamento que ainda não foram queimados, se tornaram um equipamento automotivo padrão em todos os carros desde o ano 1975. Apesar deles ajudarem a tornar os gases do escapamento mais limpos, eles têm suas desvantagens. A seguir apresentaremos uma breve lista dos potenciais benefícios da remoção dos catalisadores automotivos.
Aumento da potência
Há um aumento de potência nos carros que têm o seu catalisador removido. Os catalisadores criam uma fonte significativa de pressão contrária ao motor devido aos efeitos constritivos que eles provocam nos gases que saem do motor. Sua remoção faz com que os gases do escapamento saiam do motor muito mais rápido e em maior volume.
Melhor consumo
Pelo fato da remoção dos catalisadores fazer com que os gases saiam do motor do carro a uma velocidade maior, a pressão contrária ao motor é reduzida, o que diminui o esforço do motor. A redução dessa pressão contrária e esforço do motor faz com que este possa trabalhar mais facilmente, o que reduz o consumo de combustível e aumenta a economia.
Diminuição da temperatura operacional do motor
Pelo fato da remoção dos catalisadores diminuir o impacto no motor do carro, permitindo que o escapamento libere os gases mais facilmente, um efeito resultante disso é a redução da temperatura operacional. Quanto mais facilmente um motor funciona e menos trabalho ele tem que fazer, menor fricção, carga e, por fim, menor temperatura operacional é obtida como resultado.
Mais opções de combustível
Carros equipados com catalisadores utilizam apenas combustíveis sem chumbo. Combustíveis desse tipo, que produzem mais potência e uma melhor combustão do motor, rapidamente destroem os materiais internos dos catalisadores. Carros que não estiverem usando esse dispositivo conseguirão utilizar uma maior variedade de combustíveis baseados em chumbo e/ou de alta performance, o que não seria possível anteriormente.
Som de escape mais saudável
Os catalisadores funcionam como silenciadores, cujo propósito é silenciar o som dos gases que saem do motor. Apesar dos catalisadores queimarem os gases não queimados, o que faz com que as emissões sejam mais limpas, eles também silenciam o escape, provocando um som tímido. Sem um catalisador, o escape vai ter um som mais alto, um pouco mais profundo e diferente.