Contente
Oliveiras anãs são cultivos não-frutíferos que crescem naturalmente em forma de arbusto, mas podem ser moldadas, quando jovens, em clássicas formas de árvores com tronco único. Oliveiras anãs são tolerantes ao calor e à seca, como os seus antepassados de tamanho normal, mas atingem apenas de 1,2 a 1,8 metros de altura e se espalham na maturidade.
Instruções
Folhagem de oliveira (vineyard and olive tree image by Xavier MARCHANT from Fotolia.com)-
Regue sua oliveira anã profundamente e com pouca frequência, mas regularmente. As árvores jovens com um ou dois anos de idade, ou aquelas recentemente transplantadas, devem ser regadas com mais freqüência para apoiar o desenvolvimento de novas raízes. Permita que o solo seque alguns centímetros antes de molhar novamente.
-
Aplique um fertilizante balanceado, completo, de liberação lenta todo ano na primavera, antes que novas florações sejam visíveis. Procure uma análise garantida de 10 - 10 - 10 ou 15 - 15 - 15, e dê a dose recomendada no rótulo espalhada uniformemente ao redor da zona da raiz da árvore. Regue bem o fertilizante.
-
Corte o arbusto anão em forma de árvore podando todos os ramos do terço inferior até a metade do tronco. Deslize uma estaca forte no solo ao lado do tronco de modo que eles estejam quase se tocando. Fixe a estaca junto ao tronco com os laços macios em dois ou mais pontos para manter a árvore de pé e em linha reta no solo. Evite usar laços duros ou amarrar com muita força para não serrar o tronco da árvore à medida que cresce. Retire a estaca quando a árvore estiver resistente e de pé por conta própria.
-
Pode a copa da oliveira anã somente se necessário para controlar o tamanho ou remover galhos danificados ou doentes. Pode no inverno, enquanto dormente, se possível. Corte até o ponto de madeira saudável ou para baixo até o ramo parental. Limpe os recortes do solo e descarte-os.
O que você precisa
- Água
- Fertilizante
- Estaca de madeira
- Laços flexíveis de jardim
- Tesoura de poda