Contente
Eczema é um termo genérico para uma variedade de doenças da pele que são caracterizadas por erupção cutânea. Os tipos mais comuns de eczema são a dermatite seborreica, dermatite atópica, eczema numular, dermatite de contato e eczema disidrótico. Além da vermelhidão, erupção cutânea típica, alguns tipos de eczema causam bolhas na pele que podem estourar. O estresse pode contribuir para que a doença apareça e, inversamente, seu aparecimento pode causar estresse para o paciente e para o cuidador.
Eczema, também chamada de dermatite 1, se refere a qualquer tipo de inflamação da pele (me_so_geeky: photobucket.com)
Desconforto
Os sintomas causados por eczema podem variar de levemente irritantes para extremamente dolorosos. A coceira pode se tornar tão grave que pode interferir no padrão de sono do paciente ou se tornar uma distração de estudos da escola ou trabalho e atividades relacionadas. A dificuldade para dormir pode aumentar o estresse de uma condição já estressante. Se o tratamento com medicamentos sem prescrição não trouxer alívio, o paciente deve procurar tratamento médico profissional.
Causa
O surgimento do eczema é tipicamente desencadeado por forças externas, tais como a proximidade de uma substância irritante, como os produtos químicos em um novo shampoo, o amaciante de roupas na lavanderia ou certos tipos de alimentos. No entanto, o estresse emocional também pode contribuir para seu aparecimento. A fim de diagnosticar corretamente a condição, um médico geralmente irá perguntar sobre situações estressantes que o paciente pode estar enfrentando na escola, no trabalho ou em casa.
Tratamento
Seus sintomas geralmente são tratados com uma combinação de medicamentos orais típicos. Pomadas, loções ou cremes que contenham corticosteróides na prescrição podem ajudar a acalmar a vermelhidão e a coceira resultante do eczema. Anti-histamínicos prescritos também podem ajudar a bloquear os sintomas físicos causadores da coceira.
Redução do estresse
Além de medicamentos tradicionais, um médico também pode aconselhar o paciente a respeito de técnicas de redução de estresse que podem ajudar a diminuir os surtos. O médico também pode aconselhar a eliminação da tensão na vida do paciente, onde possível.
Prevenção/Solução
É muito mais vantajoso prevenir crises do eczema do que tratá-las uma vez que ocorram. Determinar os desencadeadores do estresse e aprender a evitá-los é o primeiro passo que os pacientes com eczema devem se esforçar para cumprir. O paciente deve ser fiel com todos os medicamentos prescritos, evitar banhos de água quente, se hidratar e reduzir o estresse.