Educação: Experimentos com condução de calor para crianças

Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 7 Poderia 2024
Anonim
Educação: Experimentos com condução de calor para crianças - Artigos
Educação: Experimentos com condução de calor para crianças - Artigos

Contente

Tudo tem a capacidade de ser um condutor de calor, apesar de alguns atuarem de forma superior nessa função. Através de experimentos, as crianças podem aprender quais materiais conduzem bem o calor e como é transferido de um material para outro. Como os experimentos envolvem calor, as crianças podem se queimar, por isso é necessária a orientação de adultos para realizar esses experimentos com segurança.


A energia térmica é transferida por partículas que colidem umas com as outras (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O experimento com água, bexiga e vela

Esta experiência é para aqueles que não querem gastar muito dinheiro para se divertir com a ciência. Você vai precisar de duas bexigas, uma vela e um pouco de água. Infle a primeira bexiga e segure sobre a vela acesa. O calor da chama afina o material da bexiga quando transferido e faz com que a mesma estoure. Encha a segunda bexiga pela metade com água e infle o resto. Quando é mantida sobre a chama, ela não irá estourar porque a água dentro dela absorve o calor.

A borracha da bexiga é um excelente condutor de calor (Jen Siska/Lifesize/Getty Images)

Sinta o calor (um experimento de toque)

Este experimento requer apenas andar pela casa com um termômetro infravermelho, uma caneta e um bloco de notas. Use o termômetro para registrar as leituras de temperatura de vários objetos antes e depois de tocar. Anote essas leituras, juntamente com observações sobre o quão quente ou frio é o objeto ao tocar. Os itens que são condutores de calor mais fortes absorvem o calor de seus dedos, parecendo frios ao toque. Bons isolantes, como pano ou tijolo, irão parecer mais quentes.


O metal vai parecer frio ao toque, pois absorve o calor de seus dedos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Alaska Cozido

Este delicioso truque é uma forma divertida de mostrar como a condução de calor e o isolamento funcionam. O fundo do tacho de torta ou bolo é coberto com bolo, sorvete é empilhado no topo, e então tudo é coberto com merengue leve e fofo. Então, ela é cozida no forno por alguns minutos, mas o sorvete permanece sólido. Uma vez que o bolo é o mais próximo da fonte de calor, ele isola o sorvete, absorvendo a maior parte do calor. Para uma receita completa, consulte "Referências".

O Alaska Cozido é assim chamado por causa do 49º estado (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Colheres - Condutoras de calor

Para esta experiência, você vai precisar de uma colher de pau, uma colher de metal, uma colher de cerâmica e uma colher de plástico. Ferva um pouco de água em uma chaleira e coloque em uma caneca de café. Coloque todas as quatro colheres na água de uma só vez, organize para que elas não se toquem e, depois, sinta a diferença de temperatura em cada colher. As colheres absorverão o calor da água e a que for feita do material mais condutor, ficará mais quente.


Tente encontrar colheres que sejam similares em tamanho para obter resultados mais corretos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)