Lagartos que parecem com cobras

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 17 Agosto 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
Lagarto-cobra
Vídeo: Lagarto-cobra

Contente

Se ele parece e move-se como uma cobra, então deve ser uma. Isso às vezes não é o caso, porque algumas espécies de lagartos podem ser muito parecidas com serpentes. Esses lagartos sem pernas muitas vezes podem apenas ser reconhecidos como lagartos pela presença de pálpebras e buracos de ouvido na lateral da cabeça, o que as cobras não têm.


Algumas espécies de lagartos podem ser muito parecidas com serpentes (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Ophisaurus attenuatus

Esse lagarto é uma das espécies sem pernas de maiores dimensões. Ele tem cerca de 1 metro de comprimento com um corpo muito fino. Sua coloração varia do amarelo ao marrom, com seis faixas mais escuras longitudinais ao longo do corpo. É comum encontrá-lo em campos ou pradarias abertas, bem como habitats mais áridos. Ele é conhecido como lagarto de vidro por causa de um mecanismo de defesa através do qual ele desprende a ponta de sua cauda se agarrada por um predador.

Anniellidae

O Anniellidae tem entre 10 e 17 centímetros de comprimento com um corpo muito magro. Suas cores variam do marrom ao preto e uma barriga pálida, às vezes, amarelada. Sua cabeça é em forma de pá, o que lhe dá a aparência de cobra, mas uma inspeção rigorosa confirma que ele tem pálpebras e buracos de ouvido. Ele não gosta de estender-se ao sol como alguns répteis, pois tem uma elevada tolerância ao frio.


Ophisaurus compressus

Esse lagarto parece tanto com uma cobra que até mesmo enrola-se como uma. Ele tem entre 35 e 60 centímetros de comprimento com um corpo fino. Suas cores variam entre o amarelo e o marrom com linhas longitudinais escuras ao longo do comprimento de seu corpo. Sua dieta inclui pequenos insetos e aranhas, pois, ao contrário das cobras, não pode abrir sua mandíbula para engolir presas maiores. Isso acontece com todos os lagartos sem pernas e é outro indicador de que eles não são cobras.

Ophisaurus mimicus

Essa espécie tem entre 38 e 66 centímetros de comprimento. Sua coloração varia do amarelo ao marrom claro com listras escuras ao longo de sua coluna vertebral. Ele vive em habitats de pastagem aberta e alimenta-se durante o dia. Ele também pode quebrar uma seção da cauda, se agarrada por um predador, que esta voltará a crescer após um tempo.


Ophisaurus ventralis

Esse lagarto tem entre 45 e 110 centímetros de comprimento. Ele varia do marrom claro ao amarelo-esverdeado e, por vezes, tem uma listra escura em sua lateral. O lagarto também tem listras brancas pequenas verticais em seu pescoço, atrás da cabeça. Como são uma espécie maior de lagartos sem pernas, eles são capazes de alimentarem-se de presas maiores, como pequenos roedores e répteis.