Contente
O cloridrato de doxiciclina é um antibiótico que é usado para o tratamento de doenças, como o tifo, malária, antraz e acne. Também é usado para as doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a clamídia. Como a maioria dos antibióticos, o cloridrato de doxiciclina tem alguns efeitos colaterais.
O cloridrato de doxiciclina pode ter diversos efeitos colaterais (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Gastrointestinal
Náuseas, vômitos, diarreia e perda de apetite são efeitos colaterais comuns do cloridrato de doxiciclina. As fezes com sangue e a diarreia aquosa são os efeitos mais graves, sendo que a orientação médica deve ser procurada se você está enfrentando essa condição.
Problemas de pele
A sensibilidade à luz e as erupções são efeitos colaterais comuns do cloridrato de doxiciclina. Os pacientes devem cobrir a pele exposta ao sol quando tomar este medicamento.
Efeitos secundários mais graves
As dores de cabeça, visão embaçada, fadiga e sintomas de gripe são menos comuns, contudo são efeitos secundários graves do uso do cloridrato de doxiciclina.
Questões de sangue
Às vezes, o cloridrato de doxiciclina pode causar problemas relacionados com o sangue, como sangramento e hematomas incomuns.
O fígado
Também há relatados de casos de danos ao fígado devido ao uso cloridrato de doxiciclina.