Efeitos colaterais do médicamento Tramadol em cachorros

Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 6 Setembro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Efeitos colaterais do médicamento Tramadol em cachorros - Artigos
Efeitos colaterais do médicamento Tramadol em cachorros - Artigos

Contente

O medicamento Tramadol é um analgésico dado a cachorros para aliviar dores que variam do grau moderado ao severo logo após uma cirurgia, ou para dores crônicas como câncer e artrite. Ele é bem tolerado pela maioria dos cães e não causa problemas nos rins ou fígado do animal, como é comum em outras drogas com essa finalidade. No entanto, esse é um analgésico potente e os donos dos cães devem ser alertados de seus possíveis efeitos colaterais.


Fique atento a possíveis efeitos colaterais da medicação (Dog image by yellowj from Fotolia.com)

Função

O Tramadol preenche a lacuna entre os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides comuns e os remédios extremamente fortes à base de ópio, como o Fentanyl. A medicação bloqueia alguns dos receptores do cérebro e, embora seja classificada como narcótico, o efeito de sedação causado por ela costuma ser brando e não é considerado viciante. O remédio que deve ser tomado de duas a três vezes por dia, pode ser usado para dores pontuais ou para dores crônicas de duração indeterminada.

Dores pontuais ou crônicas podem ser tratadas com Tramadol (dog image by Peter Toth from Fotolia.com)

Efeitos colaterais brandos

O animal pode sentir efeitos colaterais fracos nos primeiros três dias de medicação. Isso pode incluir indisposição estomacal e perda momentânea de apetite. O Tramadol costuma causar sonolência, por isso, não se assuste caso veja seu cachorro dormindo mais do que o de costume. Para alguns, o remédio causa ansiedade e as pupilas tendem a dilatar. A constipação por conta do uso do Tramadol pode ocorrer ocasionalmente, de acordo com especialistas.


A medicação pode causar sonolência (Dog on Dog Bed image by Janet Wall from Fotolia.com)

Lidando com os efeitos colaterais

Caso o veterinário tenha prescrito o Tramadol para dor pós-operatória, deixe o cachorro dormir tanto quanto quiser. Certifique-se que ele tenha um local confortável para dormir e recuperar-se rapidamente. Não se preocupe caso ele recuse uma ou duas refeições, mas tente fazer com que ele beba um pouco de água. Colocar a água em uma vasilha com cheiro de carne pode persuadi-lo a beber. Garantir que seu cão esteja bem hidratado fará com que ele tenha menos chance de adoecer.

Deixe o cachorro dormir o quanto quiser, mas faça com que ele beba água (Collie Dog on Dog Bed image by Janet Wall from Fotolia.com)

Potenciais efeitos colaterais graves

Caso seu cachorro fique extremamente agitado ou passe a agir de forma muito incomum, ligue rapidamente para o veterinário. Outro motivo para buscar ajuda rapidamente é caso o animal tenha convulsões ou se ele ficar encolhido e com o olhar vago. As reações alérgicas podem incluir soluços e coceiras intensas, diarreia repentina, vômito ou estado vegetativo. Considere todas elas como uma emergência veterinária e vá rapidamente para a clínica.


Interações medicamentosas

O Tramadol pode ser ministrado com segurança junto com muitas outras drogas, incluindo anti-inflamatórios não esteroides e a maioria dos suplementos para controle de dores nas articulações. No entanto, ele não pode ser usado em conjunto com o Deprenyl ou quaisquer outros antidepressivos caninos. Quando ministrado em conjunto com o Amitraz (remédio antipulgas), o efeito sedativo pode ser ampliado. Informe ao veterinário sobre qualquer outro remédio que seu cachorro esteja tomando, incluindo medicamentos sem prescrição médica.

Efeitos colaterais graves são muito raros (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)