Contente
A serotonina e a dopamina são neurotransmissores, o que significa que atuam como mensageiros químicos entre as células do cérebro para transmitir "mensagens" entre as células. A insuficiência da serotonina e da dopamina pode causar uma série de problemas.
TDAH
Um dos efeitos da falta de dopamina e serotonina é o TDAH. O TDAH é o transtorno de déficit de atenção, e se manifesta seja como o tipo atento ou desatento. Também pode haver um componente de hiperatividade resultando no diagnóstico do TDAH.
Depressão
Um segundo efeito da escassez de dopamina e serotonina é a depressão. Quando essas substâncias químicas estão baixas, os centros de prazer e recompensa são incapazes de se satisfazer, e isso faz com que a depressão ocorra. A depressão pode ser tratada por medicamentos que aumentam os níveis de dopamina e serotonina no cérebro.
Doença de Parkinson
Um terceiro efeito de uma escassez de dopamina é a Doença de Parkinson. As vias da dopamina estão relacionadas com o movimento, e a ausência da substância causa o distúrbio de movimento, que está presente na doença de Parkinson. Esse problema é tratável através de agonistas de dopamina, que estimulam os receptores da substância.
Obesidade
Um quarto efeito de uma escassez de serotonina é a obesidade. A escassez de dopamina e serotonina tem sido associada à compulsão alimentar. Além disso, o tratamento para a obesidade pode incluir medicamentos que aumentam os níveis de serotonina no cérebro.
Ansiedade
Um quinto efeito de uma escassez de serotonina é a ansiedade. A ansiedade pode ser causada pela insuficiência de serotonina. As drogas que aumentam a serotonina podem ser utilizadas para tratar a ansiedade.