Contente
Pode ser que sua empresa todo ano tenha uma festa de Natal que os funcionários encontram desculpas para evitar. Então, você está tentando encontrar ideias para torná-la mais divertida. Por outro lado, talvez sua empresa nunca tenha tido uma festa de Natal, e você não tenha ideia de por onde começar. Felizmente, com alguma criatividade e ideias simples, você pode planejar, organizar e realizar uma festa de fim de ano que sua equipe vai comentar por muitas semanas.
Instruções
(getty images)-
Encontre um local para a festa. Não a faça no seu escritório. Você quer que todos se sintam alegres e relaxados e, se eles não puderem esquecer das notas fiscais que precisam ser enviadas e dos relatórios que precisam ser feitos, podem ficar estressados. Escolher um local pode ser difícil, então leve em conta o orçamento disponível. Se tiver poucos recursos e uma equipe pequena, a sala de jantar grande da casa de alguém ou o salão de festas do condomínio podem ser boas alternativas. Se o dinheiro não for problema, alugue um salão em um restaurante ou numa casa de eventos próxima ao endereço do trabalho, para evitar que o deslocamento até o local seja um problema para alguns membros da equipe.
-
Pergunte-se se bebidas alcoólicas devem ou não ser servidas. Você quer que o evento seja divertido, mas a ingestão de álcool pode causar confusão. Se você acha que isto pode ser um problema, pense em fazer a festa na hora do café ou do almoço para que as pessoas tenham menos chances de se embriagar. Lembre-se de que a ideia é festejar as conquistas do ano entre os colegas de trabalho, e tudo o que puder evitar discussões ou tensões deve ser evitado. Porém, se os membros da equipe mantém um ótimo relacionamento e inclusive estão acostumados a compartilhar happy hours, a bebida pode ser um elemento que vai deixar a todos mais relaxados para curtir a festa.
-
Envie os convites a todos os membros da equipe. Mesmo que o seu escritório seja pequeno, formalizar o convite é fundamental para que todos saibam que são bem-vindos na confraternização. Se você não sabe como criar um convite, utilize algum modelo do programa de processamento de textos ou de edição do seu computador e imprima uma cópia para cada um. Você também pode enviá-los como anexos de e-mail. Desta forma, quem quiser poderá imprimir uma cópia e assim você evita o desperdício de papel. Se você prefere esta opção, certifique-se de que todos os membros da equipe checam o seu correio eletrônico com regularidade, assim você evita que alguém deixe de ir por não ter visto ou recebido o e-mail com o convite.
-
Decore o ambiente com muitos enfeites natalinos. Bexigas e tiras de papel prateado também são recursos simples que podem incrementar a decoração. Peça ajuda aos seus colegas de trabalho para que todos se sintam parte da festa e criem juntos os elementos que vão fazer parte do visual da comemoração.
-
Dê presentes. Um souvenir com a marca da empresa, mesmo que simbólico, pode deixar todos os funcionários contentes. Se a sua empresa entrega cestas de Natal, aproveite para entregá-las quando todos estiverem sentados para a refeição. Se vocês fizeram um amigo-oculto ou outro tipo de brincadeira para a troca de presentes, essa é uma boa hora para entregá-los. Brincadeiras de “troca de elefante branco” ou “Yankee swap” são outras formas divertidas de passar o tempo e oferecer presentes aos seus companheiros de trabalho.
O cenário ideal
Dicas
- Considere a opção de fazer um evento familiar, pedindo para que os funcionários tragam seus cônjuges e filhos. Se você optar por uma festa familiar, lembre-se de disponibilizar elementos que possam manter as pessoas da família entretidas, como um bingo, uma piscina, um pula-pula e jogos como mesa de bilhar, de pebolim, etc. Outra atração que não pode faltar neste tipo de festas é o Papai Noel. A chegada de um ator fantasiado poderá deixar a sua festa muito mais divertida para todos que estiverem presentes.
Aviso
- Não faça a mesma coisa todo ano, o que pode se tornar enjoativo. Procure sempre incluir novas atrações que possam motivar a todos para que participem voluntariamente, e não apenas por uma "obrigação" profissional.