Contente
De acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Osteomusculares e Cutâneas dos EUA, "o vitiligo é uma doença em que aparecem manchas brancas em diferentes partes do corpo. Isso acontece porque as células que produzem o pigmento (cor) da pele são destruídas. Elas são chamadas de melanócitos". Uma opção bem-sucedida para o tratamento de vitiligo é associar com o medicamento o uso de lâmpadas. Essa alternativa se chama fototerapia ultravioleta e de banda estreita.
Lâmpadas UVA: Uma mão amiga (hand image by DuÅ¡an Zidar from Fotolia.com)
Drogas psoralênicas com terapia UV
Alguns tratamentos para o vitiligo incluem cremes esteróides, medicamentos orais e medidas drásticas, como enxertos de pele e micropigmentação (tatuagem). No entanto, a terapia luminosa usada com drogas psoralênicas é "provavelmente o tratamento mais benéfico nos EUA". Essas drogas são feitas com produtos químicos que reagem à luz ultravioleta (UV), causando um escurecimento da pele e podendo ser aplicadas por via tópica ou oral. A associação de drogas psoralênicas e terapia ultravioleta também é conhecida como fototerapia psoralênica.
Creme tópico (eyegel tube image by Sergey Shlyaev from Fotolia.com)Consulte seu médico
O uso de luz UVA artificial uma ou duas vezes por semana é geralmente feito em um consultório médico. A exposição à radiação UVA é aumentada lentamente durante as semanas. As manchas brancas irão se tornar rosas e, com o passar do tempo, a cor da pele se parecerá mais com o normal. O procedimento pode demorar até um ano para ser concluído e apresentar alguns efeitos colaterais, podendo haver um escurecimento exagerado das manchas (hiperpigmentação) e fazer com que se pareçam queimaduras solares.
Pergunte para um especialista (skin doctors tools of trade image by Keith Frith from Fotolia.com)
Fototerapia "caseira"
As lâmpadas "caseiras" usadas para o tratamento do vitiligo vêm em diversos estilos e tamanhos. Os painéis de três lados são grandes o suficiente para cobrir uma pessoa em pé, que será cercada por luz ultravioleta. As luzes portáteis de banda estreita podem ser usadas em pequenas áreas, como no couro cabeludo, nas mãos ou nos pés.
Para adquirir aparelhos caseiros de fototerapia, é necessária a prescrição de um médico. Alguns convênios médicos podem pagar por esses equipamentos.
Lâmpadas para fototerapia (lights background image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com)