Contente
Para engravidar, uma mulher deve fazer sexo durante ou próximo ao período em que estiver ovulando. Seu período fértil dura da época em que o óvulo é liberado do folículo até 24 horas depois, quando o óvulo não está mais viável. Mesmo se o sexo for perfeitamente no tempo, existem muitas razões para a gravidez não ocorrer.
Problemas para engravidar (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)
Não acertou o alvo
Mesmo com o tempo perfeito, o esperma ainda tem que atingir seu objetivo -- o óvulo. É possível que ele simplesmente não tenha alcançado-o.
Muco cervical
Para passar pelo colo do útero até o útero, o esperma deve mover-se do muco ejaculatório para o cervical. Esse muco age como um reservatório para o esperma; ele também pode agir como uma barreira que pode dificultar sua passagem. Se o muco cervical não for abundante e não tiver a textura ou consistência certa, engravidar pode ser difícil até quando a mulher estiver ovulando.
Qualidade do óvulo
A qualidade dos óvulos de uma mulher pode afetar se ela vai ou não engravidar. Mulheres mais novas, nos seus 20 e 30 anos devem ter uma boa reserva de óvulos; à medida que envelhecem, a qualidade diminui. Mesmo que um óvulo tenha sido liberado e o esperma estivesse lá para fertilizá-lo, o blastocisto resultante pode não ter sido capaz de desenvolver-se em um embrião.
Fator masculino
De acordo com a American Pregnancy Association, infertilidade em homens causa a metade dos casos de infertilidade. O esperma de um homem pode não ser numeroso, pode mexer-se lentamente ou ter a forma errada. Tais fatores podem dificultar que ele alcance o óvulo.
Má condições uterinas
Depois da fertilização, o óvulo deve viajar até o útero, onde ele junta-se ao revestimento uterino. Se não for grosso o suficiente para segurar um embrião ou não realizar isso rapidamente, os níveis de progesterona no corpo cairão e a menstruação descerá, mesmo se a fertilização tiver sido feita.