Como ensinar bons modos para crianças

Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 23 Novembro 2024
Anonim
Como ensinar bons modos para crianças - Artigos
Como ensinar bons modos para crianças - Artigos

Contente

As crianças estão em uma fase de suas vidas em que estão no processo de aprendizagem das habilidades sociais necessárias para prosperar como membros da sociedade. É imperativo que os pais, responsáveis e figuras de autoridade incentivem e exibam bons modos para que elas possam aprender o que significa ser uma pessoa bem-educada. Com a devida orientação, as crianças podem aprender a exercer a etiqueta apropriada em uma variedade de situações sociais.


Bons modos preparam crianças para o sucesso na vida adulta (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Bom exemplo

Crianças baseiam-se no comportamento dos outros através do processo de aprendizagem por observação, por isso é importante dar o exemplo de bons modos que você deseja que eles dominem. Ao verem que você educadamente recebe convidados em sua casa, trata os outros com respeito e pratica boas maneiras à mesa, eles irão fazer isso também. Por outro lado, se instruí-los a se comportar de uma maneira educada e, em seguida, tratar os outros com desrespeito, eles ficarão confusos e irão começar a questionar se bons modos são realmente necessários.

Recompensando

As crianças também aprendem a distinguir entre comportamentos adequados e inadequados com base em qual atitude resulta em recompensa, e qual resulta em punição. Uma criança que recebe um caloroso encorajamento ao cumprimentar educadamente um convidado em sua casa será mais propensa a repetir essa atitude no futuro. Ao se empenhar para ensinar a etiqueta adequada à mesa, informe-as com antecedência que se elas se comportarem bem, elas poderão tomar sorvete na volta para casa ou ganhar meia hora a mais para assistir televisão, enquanto maus modos irão resultar em nenhum sorvete ou privilégios de televisão à noite. Seja consistente com suas promessas de recompensa e punição; uma criança que é informada que boas maneiras à mesa resultarão em sorvete e é recompensada dessa forma mesmo não tendo cumprido o acordo irá aprender que não é realmente preciso ter etiqueta à mesa.


Verbalizar expectativas

Algumas crianças podem não reconhecer que um comportamento social em particular é inadequado a menos que você diga abertamente que comportamento espera delas. Se já tiver tentado reforçar alguma atitude, como dizer: "obrigado", em cenários apropriados e acha que o seu filho ainda não está se comportando de uma forma socialmente adequada, tente puxá-lo de lado e explicar: "Quando as pessoas fazem coisas boas por nós, é educado dizer 'muito obrigado'. "Então, faça perguntas como:" O que você diz quando alguém faz um favor?" e "Se você deixou cair o seu brinquedo e eu peguei para você, o que você deve me dizer?" para garantir que a criança entendeu a lição.

Reformular e Corrigir

A melhor época para corrigir a linguagem social e comportamentos mal educados é assim que ocorrerem. Da próxima vez que seu filho disser algo rude, como "Eca! Odeio quando você faz essa salada nojenta!" explique de imediato que a coisa mais educada a se dizer seria: "Eu não gosto muito com ervilhas. Será que eu posso comer cenouras no lugar?" Se o seu filho se levanta e diz em voz alta e diz que tem que fazer cocô, diga "O que você acabou de dizer foi realmente inapropriado. Da próxima vez, eu quero que você diga em voz baixa: "Eu preciso usar o banheiro". Se o seu filho pegar o brinquedo de outra criança, vá imediatamente até ele e diga algo como: "Isso foi muito grosso. Você não ia gostar que o Pedrinho pegasse seu brinquedo sem pedir. Devolva e peça educadamente se ele pode te emprestar". Então, fique por perto até que a criança retorne o brinquedo e pergunte educadamente: "Eu posso brincar com este caminhão agora? Nós podemos dividir e brincar juntos, se quiser".