Contente
É possível se livrar das suas fitas VHS mas ainda manter cópias dos seus filmes favoritos. Ao converter suas fitas para o formato DVD, você liberará muito espaço na sua prateleira, além de não precisar mais se preocupar com a deterioração ou ficar com medo da fita quebrar. Com um bom gravador de DVD e a configuração adequada, você pode transferir sua coleção de filmes para a era digital e os assistir sempre que quiser.
Converta suas fitas VHS para DVD (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Gravadores de DVD
Um gravador de DVD é relativamente barato, dependendo do modelo e das opções que o aparelho possui. Além disso, ele é simples de utilizar. Conecte os cabos de vídeo compostos a partir da saída do videocassete para a entrada do gravador de DVD. Conecte o outro conjunto de cabos a partir do gravador para a TV. Isso servirá para gravar um DVD à medida que o vídeo é exibido pelo vídeo cassete.
TV e videocassete
Você ainda precisará do seu videocassete, pelo menos para conectá-lo ao gravador de DVD e reproduzir os vídeos que estão em VHS, durante o processo de conversão. Obviamente, você precisará da TV para monitorar o processo e para assistir o DVD depois que ele estiver pronto.
Combo videocassete/DVD
Para evitar que seja necessário dois aparelhos e você tenha que lidar com dois fios diferentes, compre um combo videocassete/DVD. Conecte-o à TV e siga as instruções para transferir conteúdo do VHS para o DVD.
DVDs
Existem alguns tipos diferentes de DVDs virgens. O DVD-R e o DVD+R permitem uma só gravação. Por sua vez, o DVD-RW e o DVD+RW podem ser regravados até mil vezes. Se o filme gravado possuir mais de duas horas, procure por DVDs "dual-layer" (de dupla camada).
Software
Uma outra opção é comprar um adaptador USB e um software que permitam que você salve suas fitas VHS no computador antes de gravá-las em um DVD. Dessa forma, você economizará o dinheiro do gravador de DVD, embora seja necessário que o seu computador possua um drive de gravação de DVD. O PC também precisará ter um disco rígido grande, para salvar todos os arquivos de vídeo.
Notas
A qualidade de imagem e som dos DVDs gravados será tão boa quanto a da fonte VHS. O DVD não terá a opção de vídeo em alta definição e som surround, como é comum nos filmes lançados originalmente nesse formato. Além disso, as fitas VHS compradas nas lojas podem possuir uma proteção contra a pirataria, o que diminui muito a qualidade da conversão.