Contente
A superprodução de leite, ou a produção continuada após o desmame, pode levar ao inchaço, semelhante ao que ocorre nos primeiros dias da amamentação. Muitas evidências, e a própria tradição, sugerem que usar ervas diminui e, enfim, interrompe a produção de leite. Essas ervas, mesmo como temperos na comida, devem ser evitadas por mães que ainda estejam amamentando, por conta do efeito negativo sobre a produção de leite.
O inchaço depois da amamentação pode ser doloroso, mas é efetivamente eliminado com tratamentos herbais (Breast image by Jeffrey Sinnock from Fotolia.com)
Sálvia
A sálvia é tipicamente usada em sua forma desidratada para reduzir a produção de leite, e há vários métodos de dosagem efetivos. Muitas mães adicionam 1/4 de colher de chá de sálvia seca às suas dietas, três vezes ao dia, por alguns dias. A sálvia pode ser adicionada a sucos de vegetais ou a uma refeição para ter seu sabor camuflado, ou pode ser colocada em cápsulas e engolida. Ela também pode ser feita como chá, ao infundir uma colher de sopa numa xícara de água fervente. O cha de sálvia deve ser infundido por 5 a 15 minutos antes de beber, e pode ser tomado seis vezes ao dia. A sálvia contém componentes químicos conhecidos por causar convulsões, e nunca deve ser usada por pacientes epiléticos. O extrato de sálvia também pode ser administrado, 30 a 60 gotas por dose, três a seis vezes por dia. A erva também pode causar algumas complicações em crianças, então, as mães nunca devem usá-la enquanto estiverem amamentando.
Repolho
Folhas verdes de repolho, colocadas no sutiã como uma compressa contra o seio, é um dos tratamentos mais comuns para inchaço prescritos por consultores de lactação. As folhas devem ser colocadas murchas, e podem ser usadas continuamente. Mulheres têm relatado que o inchaço se alivia dentro de horas, e o uso contínuo reduz a quantidade de leite produzida. Mulheres com alergia à sulfa devem evitar esse tratamento, pois o repolho é conhecido por conter sulfas e pode causar reações alérgicas sérias e irritações na pele.
Menta
O óleo essencial de menta pode reduzir a produção de leite se tomado diretamente como extrato líquido da erva. Usar de outras formas, como balas, ou tomar chá de menta, são muito fracas: seria quase impossível tomar extrato de menta suficiente a partir dessas fontes para afetar a lactação. Mas ela pode ser usada com outras ervas antilactantes, incluindo a sálvia, hortelã, erva-cidreira, orégano e repolho para criar uma compressa ou óleo de massagem.