Contente
O carbono é um elemento que é o principal bloco de construção de todos os seres vivos, incluindo plantas, invertebrados e vertebrados. Um esqueleto carbônico é uma ligação ou cadeia de átomos de carbono.
Todos os seres vivos contêm carbono (Image by Flickr.com, courtesy of Paul Friel)
Esqueleto carbônico
Como o nome implica, um esqueleto carbônico é a estrutura interna das moléculas orgânicas. Existem variações na estrutura esquelética dos átomos de carbono, o que cria uma grande variedade de moléculas.
Organização dos carbonos
A organização dos átomos de carbono no esqueleto varia de uma linha reta de átomos a formações ramificadas e organizações circulares. Outros átomos, como os de oxigênio ou hidrogênio, podem se ligar aos de carbono para criar moléculas.
Aminoácidos
Quando aminoácidos são removidos durante o ciclo metabólico, o esqueleto carbônico original permanece. Então, ele fica livre para entrar em um novo ciclo metabólico e recolher novos átomos.
Produção de energia
Se as células precisam de energia adicional durante os ciclos metabólicos, o esqueleto carbônico pode ser utilizado. O oxigênio se liga aos átomos de carbono em um processo chamado oxidação, formando uma molécula de água, H2O, e dióxido de carbono, CO2.
Catabolismo
O catabolismo é o processo no qual as moléculas são desmanchadas em suas partes constituintes, seja para criar hormônios, enzimas ou energia. No catabolismo, o produto restante é o esqueleto carbônico.