Contente
A convecção se refere à transferência de calor através de uma substância em movimento, como ar ou água. As correntes de convecção são a manifestação desse movimento.
Correntes de convecção do planeta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Fonte: o Sol
O Sol conduz a convecção na atmosfera e, em menor escala, nos oceanos.
Convecção atmosférica
O ar aquecido ascende em correntes de convecção, a partir superfície da Terra em colunas chamadas "termais". Quando essas massas de ar alcançam o ponto de orvalho, ou nível de condensação, formam as nuvens — e, algumas vezes, isso resulta em precipitações e tempestades.
Fonte: o manto
O decaimento radioativo dos elementos nas camadas interiores da Terra cria calor, a fonte das correntes de convecção no manto do planeta. O manto é a camada entre a parte central, o núcleo e a camada externa (a crosta).
Convecção e placas tectônicas
Através da porção do manto chamada de astenosfera, a rocha derretida, ou magma, ascende até a litosfera (a crosta da Terra) e conduz as placas tectônicas, o movimento das massivas placas crostais.
A convecção em oceanos
A água quente é menos densa do que a fria, e dessa forma ascende em correntes de convecção análogas às atmosféricas. Porém, como os oceanos são aquecidos principalmente em sua superfície, a convecção é menos notável a não ser que hajam misturas substanciais que troquem as camadas de água quente e fria ou se fontes hidrotérmicas de calor estão presentes.