Contente
O luto ajuda as pessoas a se curarem após uma perda. Geralmente, o luto é associado com a morte. No entanto, as pessoas que experienciam uma perda de emprego ou divórcio também sentem uma aflição. Pessoas em luto após o término de um relacionamento passam pelos menos estágios de luto de alguém que está superando uma perda por causa de morte. Ficar de luto após o término de um namoro ajuda a trabalhar a dor da separação e permite que ambos comecem a ir em frente para que possam estabelecer novos relacionamentos.
Términos de namoro causam um misto de emoções (Pixland/Pixland/Getty Images)
Negação
Durante o estágio da negação, as pessoas esperam por uma reconciliação e continuam em negação de que o relacionamento tenha acabado permanentemente. As pessoas tendem a esperar pela volta de seu parceiro e assumem que eles irão se reconciliar, e às vezes se isolam e deixam de participar de suas atividades sociais comuns.
Raiva
Durante o estágio da raiva, a pessoa sente raiva da pessoa que acredita ter causado sua dor. Quando o outro parceiro não retorna ao relacionamento, causa sentimentos de decepção, o que deixa a pessoa enraivecida. As pessoas podem experienciar uma raiva do mundo por ser injusto, raiva de Deus por permitir que isso acontecesse ou raiva dos eventos que levaram ao término do relacionamento.
Barganha
Durante a fase da barganha, a pessoa tenta determinar o que ele pode fazer para acabar com os sentimentos de perda. Às vezes, as pessoas pensam sobre como o término poderia ter sido prevenido e como certos eventos poderiam ter resultado em algo diferente. Às vezes, também, as pessoas se desesperam para tentar uma reconciliação em uma tentativa de evitar ainda mais dor.
Depressão
O estágio da depressão resulta nas pessoas sentindo tristeza. Elas também podem experienciar algum sentimento de dormência. Às vezes, as pessoas sentem raiva de si mesmas durante esse estágio, e podem se sentir sem valor ou incapazes de serem amadas. Podem começar a ter pensamentos negativos sobre si mesmas e sobre sua contribuição ao final do relacionamento. A realidade da extensão da perda começa a aparecer durante esse estágio também.
Aceitação
A tristeza começa a diminuir durante o estágio de aceitação. As pessoas começam a aceitar a extensão e a realidade da perda. Elas podem aceitar que a perda do relacionamento também significa menos dinheiro ou menos amigos. Podem reconhecer que apesar da perda, elas têm a habilidade de continuar e ir em frente. Começam a olhar as possibilidades de novas oportunidades na vida, incluindo possíveis novos relacionamentos.