Contente
O senso de olfato é uma parte importante da relação do ser humano com o mundo ao seu redor. Ele informa-nos sobre fontes de bons alimentos e ajuda-nos a fugir dos estragados que podem causar doenças. Um bom senso de olfato pode alertar-lhe sobre um incêndio ou vazamento de gás e permite que perfumes e colônias lhe atraiam a outras pessoas. Ele é um ótimo candidato para estudos experimentais.
O nariz humano é muito sensível (smell image by Connfetti from Fotolia.com)
Qual fragrância é mais forte?
Junte diversos recipientes plásticos, dê números para cada um e encha-os com uma determinada quantidade de água. Adicione uma quantidade progressivamente maior de colônia, perfume ou suco de frutas. Escreva a quantidade de solução de cada recipiente e coloque-os em ordem aleatória. Peça para pessoas cheirarem cada um deles e indicar quais possuem os odores mais fortes.
Memórias vendadas
Coloque diversas substâncias com odores diferentes em recipientes. Boas escolhas para esse experimento incluem café, terra, alho, gengibre, limão, banana e restos de um lápis apontado. Coloque vendas nas pessoas e faça com que elas tentem identificar o que está no recipiente com o cheiro. Peça para elas falarem se o cheiro é agradável, neutro ou forte, e pergunte se algum odor traz alguma memória específica.
Velas com sabor
Forme pares em que uma pessoa prenda o nariz e a outra alimenta-a com um pedaço de vela com sabor, sem revelá-lo. A pessoa continua com o nariz preso enquanto adivinha qual é o sabor da vela. Repita isso com diversas velas de sabores diferentes e veja como as pessoas se saem sem usar o olfato, que é responsável por 90% do nosso paladar.