Contente
Programas de casamento são importantes para a cerimônia. Eles ajudam os convidados a se sentirem mais envolvidos com o evento e também servem para informar o que esperar durante a cerimônia. Podem, ainda, explicar alguma tradição matrimonial ou prestar tributo a um ente que não pôde comparecer. Muitas noivas decidem criar e imprimir seus próprios programas em casa para economizar. Existem vários templates disponíveis para se criar um programa dividido em três partes. Pode-se escolher desde o mais simples até o mais elaborado.
Instruções
Criar e imprimir seu próprio programa é uma boa forma de economizar (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)-
Compre papéis com alta gramatura. Para fazer programas com três dobraduras, use papel entre 127 mm e 145 mm. Pode-se encontrar esse tipo de material em lojas de suprimento para escritório ou de artesanato. Existem também sites que vendem esse tipo de papel e que podem oferecer uma variedade maior de opções do que as encontradas nas lojas físicas.
-
Confira o cartucho de tinta da impressora. Será necessária uma impressora jato de tinta colorida. Confirme se há material suficiente para imprimir a quantidade de programas desejada.
-
Escolha um template. Pode-se criar um, escolher um modelo da lista oferecida pelo programa de editoração ou usar um que sirva de base. Pode-se encontrar, também, templates gratuitos na internet em sites como Maria’s Wedding Boutique (mariasweddingboutique.com) ou The Wedding Boutique (weddingboutique.us), ambos em inglês. Existem, também, os modelos dos programas editorias para computador, como o Microsoft Office. Assegure-se que de o formato escolhido é do tipo de três dobras.
-
Defina o texto que será impresso no programa. Formatos tradicionais incluem o nome do casal, a data do casamento e o local da cerimônia. Pode-se, também, informar a ordem dos eventos, incluindo a seleção das músicas, leituras especiais e os nomes das pessoas que participam da cerimônia e do celebrante. Pode-se usar o programa para explicar algum ritual ou tradição que for incorporada. Muitos casais prestam agradecimentos aos pais e aos convidados e fazem menção aos entes queridos já falecidos. Confirme com o celebrante a ordem correta dos eventos.
-
Insira os dados no template ou em um programa de edição de texto. Tenha certeza de que o layout escolhido está no modo paisagem e que há três colunas para se fazer as dobras. Certifique-se, também, de que o layout está do seu agrado. Mude as fontes e as cores para personalizar o programa. Pode-se escolher cores que combinem com as usadas no casamento, ou pode-se escolher o preto e branco.
-
Imprima o programa em um papel normal antes de usar o de gramatura especial. Veja se tudo está corretamente posicionado, se não há erros de ortografia ou digitação. Corrija todos os erros.
-
Imprima os programas nos papéis especiais. Tire o tempo necessário para corrigir qualquer erro que possa surgir, mas espere para imprimir os programas até uma data mais próxima à cerimônia a fim de poder fazer qualquer alteração de última hora que possa surgir.
-
Dobre os programas em três partes. Convoque algumas pessoas para ajudar nessa tarefa, caso a quantidade de programas seja muito grande.
-
Adicione algum ornamento. Alguns casais escolhem laços, adesivos, purpurina ou outros acessórios. Faça o programa do jeito que melhor agradar: mais elaborado ou mais simples.
O que você precisa
- Papel com gramatura entre 127 mm e 145 mm
- Impressora colorida
- Programa de edição de textos