Contente
Os barômetros são instrumentos usados para medir a pressão da atmosfera, muito utilizados por meteorologistas para predizer mudanças de tempo a curto prazo. Se a pressão atmosférica diminuir, a previsão será de chuva e tempestades. Existem dois tipos de barômetro que funcionam de forma diferente para medir a pressão atmosférica.
Os barômetros medem a pressão atmosférica (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
Barômetro de mercúrio
Esse instrumento, inventado por Torricelli em 1643, consiste de uma coluna de vidro com graduação em polegadas. A extremidade superior desse tubo de vidro é fechada, e a outra extremidade apoia-se em um pequeno recipiente com mercúrio, chamado de cisterna. A coluna de mercúrio fica contida dentro do tubo de vidro. Os barômetros de mercúrio são comumente utilizados em aulas de física.
Como os barômetros de mercúrio funcionam
O barômetro de mercúrio mostrará uma leitura normal de mercúrio a cerca de 29 polegadas (74 cm), que é a pressão barométrica média ao nível do mar. Quando uma tempestade se aproxima, a pressão atmosférica na cisterna é menor. O barômetro, por sua vez, mostrará uma queda no nível do mercúrio. Conforme a tempestade passa, a baixa pressão atmosférica é substituída por um sistema de alta pressão, o qual aumenta o nível de mercúrio na coluna.
Barômetro aneroide
Um barômetro aneroide é feito sem qualquer tipo de fluido, e consiste de uma pequena caixa de metal flexível em uma cápsula aneroide, feita de uma liga de berílio e cobre. A caixa de metal é fortemente selada para que as mudanças na pressão atmosférica fora da caixa causem a expansão e a contração das alavancas e molas do objeto.
Comparação
Apesar de os barômetros aneroide e de mercúrio funcionarem com os mesmos princípios de expansão e contração, eles o fazem de forma diferente. Comparados com os barômetros aneroides, os de mercúrio são relativamente simples e precisos. Os barômetros aneroides utilizam um mecanismo complexo que pode registrar mudanças muito pequenas na pressão atmosférica.