Como criar um efeito degradê em pintura a óleo

Autor: John Pratt
Data De Criação: 16 Janeiro 2021
Data De Atualização: 29 Novembro 2024
Anonim
Como criar um efeito degradê em pintura a óleo - Artigos
Como criar um efeito degradê em pintura a óleo - Artigos

Contente

O efeito degradê é uma mudança de cor ou tom gradativa de um lado do objeto ao outro. Você pode pintar um simples degradê do preto para o branco, ou escolher duas cores na mesma roda de cores, como por exemplo o vermelho e amarelo. O degradê é relativamente simples de pintar com tinta a óleo por demora a secar, mas com um pouco de prática pode ser aperfeiçoado. A habilidade para pintar um degradê simples permitirá que você pinte temas mais complexos como imagens de natureza morta, figuras e paisagens.


Instruções

O céu tropical mostra o efeito gradiente do amarelo para o pêssego e cinza (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque duas tintas a óleo em sua paleta. Escolha preto e branco para o gradiente mais simples de todos. Se quiser experimentar com cores, escolha cores puras, próximas uma das outras na roda de cores, como o cádmio vermelho e o cádmio amarelo; cádmio amarelo e azul cobalto ou azul cobalto e cádmio vermelho.

  2. Misture em proporções iguais cada cor usando uma espátula. Preto e branco misturados produzirão cinza; cádmio vermelho e cádmio amarelo irão produzir laranja; cádmio amarelo e azul cobalto irão fazer verde e azul cobalto e cádmio vermelho farão roxo. Você agora terá três cores.


  3. Arraste um pouco da sua cor secundária na sua paleta com a espátula e misture com uma porção igual de uma das cores originais. Limpe sua espátula em papel toalha. Pegue outro bocado da sua cor secundária e misture com a outra cor primária, na mesma proporção. Você agora deve ter cinco cores diferentes na sua paleta. Por exemplo, usando cádmio vermelho e cádmio amarelo você teria, cádmio vermelho, vermelho alaranjado, laranja, amarelo alaranjado e cádmio amarelo.

  4. Aplique sua tinta na tela. A prática do degradê é melhor desenvolvida em uma forma retangular, mas você pode usar qualquer forma que desejar. Pegue uma de suas cores primárias com o pincel plano ou língua de gato, e dê uma pincelada uniforme. Limpe o pincel com o solvente e seque no papel toalha. Dê outra pincelada com a próxima cor de sua progressão degradê de forma que ela toque a primeira. Faça isso com todas as cores, limpando sempre seu pincel depois de cada pincelada.


  5. Segure um pincel leque grande suavemente entre o polegar e o indicador com o pulso relaxado. Rapidamente sacuda seu pulso para que o pincel leque se mova levemente pelo seu gradiente. Não pressione o pincel, só a ponta das cerdas devem tocar a tinta. Mova o pincel na mesma direção por todo o degradê várias vezes para misturar bem as cores.

  6. Limpe seu pincel leque no papel toalha. Não limpe com solvente porque ele precisa ficar seco. Use o mesmo movimento rápido com o pulso para mesclar as cores do degradê na outra direção também. Movimente o pincel leque nessa direção várias vezes até que o degradê esteja completamente misturado.

O que você precisa

  • Tinta a óleo
  • Paleta
  • Espátula
  • Papel toalha
  • Pincéis planos ou língua de gato
  • Tela
  • Solventes minerais
  • Pincel leque