Faça você mesmo um sistema de irrigação por gotejamento

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Faça você mesmo um sistema de irrigação por gotejamento - Artigos
Faça você mesmo um sistema de irrigação por gotejamento - Artigos

Contente

Um sistema de irrigação por gotejamento, ou micro gotejamento, fornece água controlada a partes específicas do jardim ou gramado, onde necessário, ao invés de todas as partes, evitando assim o desperdício e reduzindo as contas de serviços públicos. Esse sistema também é benéfico para as plantas, pois reduz a chance de surgirem fungos e permite que a água seja absorvida pelo solo antes de evaporar. Crie o layout da tubulação e pulverizadores que constituem o sistema de acordo com a distribuição do jardim antes de instalá-lo.


Instruções

Deixe seu jardim mais florido com um sistema de irrigação por gotejamento (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Meça todo o jardim ou apenas a parte em que deseja instalar o sistema e faça um esboço no papel quadriculado. Adicione os canteiros e as plantas independentes umas das outras com uma linha pontilhada que indica o caminho que os canos seguirão. Use o caminho mais curto possível da fonte de água principal para as diferentes áreas.

  2. Aparafuse a válvula de prevenção de refluxo ao regulador de pressão. Adicione um filtro de rede de 150 em T ao regulador de pressão e a peça giratória da mangueira na abertura ao lado do filtro. Aparafuse esse conjunto à torneira.

  3. Prenda uma extremidade da mangueira à torneira e estenda-a no jardim. Como alternativa, cave uma vala de 10 cm de profundidade ao longo do jardim e coloque a mangueira de modo que ela não fique visível.


  4. Prenda uma extremidade do cano de 1,5 cm com emissores equipados de fábrica à extremidade da mangueira no jardim com um conector farpado. Estenda a tubulação ao longo das plantas em uma linha. No final, corte o cano e coloque um conector nele.

  5. Adicione outro cano de 1,5 cm à extremidade do conector e estenda-o ao longo de outra linha de plantas, ou faça um círculo em torno das plantas individuais, espaçando os canos 30 centímetros paralelamente. Continue com esse processo em torno dos canteiros e plantas individuais até completar toda a área.

  6. Ponha os canos de 0,5 cm e com emissores em torno das árvores e arbustos individuais. Faça um furo no cano de 1,5 cm, onde será adicionado o cano menor, e insira um conector em T no buraco.

  7. Fixe a tubulação no lugar com estacas de plástico em forma de gancho. Empurre as estacas no chão em intervalos de 30 cm, com as extremidades em forma de gancho pressionando a tubulação.


  8. Adicione micro pulverizadores em áreas com plantações densas. Faça um furo no cano de 1,2 cm e coloque um conector nele. Martele uma estaca de madeira no chão, um pouco mais alto que as plantações. Anexe um cano de 0,5 cm ao conector e estenda-o na parte superior da estaca. Prenda a tubulação ao conjunto e adicione um micro pulverizador na sua extremidade superior.

  9. Ligue a água e deixe-a funcionar por 10 minutos para molhar o sistema e limpar os canos. Desligue a água e vá até a extremidade do cano. Dobre-a sobre si mesma e prenda-a ou ponha uma braçadeira bem apertada.

Dicas

  • Serão usados 30 cm de canos de plástico de 1,5 cm para cada metro quadrado de área. Deixe os canos no sol por uma hora antes da instalação, para que fiquem mais macios e dobrem facilmente.
  • Espalhe a cobertura orgânica sobre os canos que não estão visíveis.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Papel quadriculado
  • Válvule de prevenção de refluxo
  • Regulador de pressão
  • Filtros de rede de 150
  • Canos de 1,5 cm
  • Tesoura
  • Conectores retos e em T
  • Canos de 0.5 cm com emissores
  • Estacas de plástico
  • Micro pulverizadores
  • Estacas de madeira