Contente
O aquário é um ambiente altamente controlado e construído, e a ferrugem é algo que pode arruinar o equilíbrio que você está tentando atingir. Muitos donos de aquário novatos percebem que há ferrugem no aquário deles e que isso está afetando negativamente os peixes, mas podem não saber de onde ela está vindo. Leve em conta que a fonte do problema pode estar no seu aquário.
Algumas pedras de aquário podem conter ferro, ocasionando a ferrugem (aquarium rock image by Alison Bowden from Fotolia.com)
Plantas de seda
As plantas de seda parecem ótimas em ambientes de aquário, mas muitas vezes elas possuem um cabo metálico interno que ajuda a haste a permanecer em pé. Com o tempo, o envólucro do metal irá esfiapar ou desgastar, deixando o cabo fazer contato com a água. Isso pode criar a ferrugem na água de uma quantia pequena à moderada. Por essa razão, muitos entusiastas preferem usar plantas plásticas.
Areia
Caso utilize areia no seu aquário, é possível esperar que haja um pouco de ferro contaminando-a. Eles podem ser invisíveis até colocar a areia na água. Nesse momento, perceberá pequenos sinais marrom avermelhados ou sedimentos marrom escuro misturados nela. Isso é bem evidente quando tiver comprado areia branca e pura para parquinho.
Areia de rio
A areia de rio é geralmente chamada de areia de praia, e ela normalmente consiste em granito e quartzo. Geralmente, ela vem com uma pequena quantidade de materiais calcários misturados nela. Existe a possibilidade de que a areia de rio contenha sedimentos de ferro, e ao entrar em contato com o seu aquário, eles comecem a enferrujar.
Pedras
Muitas pessoas simplesmente fervem as pedras que encontram para remover parasitas antes de colocá-las no aquário, mas isso não removerá o ferro contido nelas. Caso as pedras de aquário que tenha encontrado estejam criando ferrugem, remova-as do ambiente. Algumas pessoas optam por usar somente pedras de aquário do ambiente ou preservá-las minimamente.