Contente
Panko pode soar exótico e incomum, mas é apenas a versão japonesa de farinha de pão. No entanto, seus flocos a tornam mais crocante que a farinha de pão comum e tende a ser mais saudável, uma vez que absorve menos óleo. Panko é um delicioso acompanhamento para frango, peixe ou frutos do mar ou uma ótima cobertura para lasanhas e refogados.
Instruções
-
Preaqueça o forno a 160ºC.
-
Coloque os biscoitos salgados em um saco plástico e quebre-os usando um rolo de macarrão até parecerem uma farinha. Adicione o tomilho seco, manjericão, pimenta em pó e pimenta-do-reino preta moída na hora e mexa o saco até que as ervas e os farelos de biscoito estejam bem misturados.
-
Espalhe a mistura panko em uma assadeira larga e asse por seis a oito minutos. Mexa a assadeira pelo menos duas vezes durante esse tempo e fique de olho sempre. A farinha deve secar, mas não torrar ou adquirir um tom amarronzado.
-
Tire a assadeira do forno e deixe a farinha panko esfriar.
-
Armazene a farinha fria em um recipiente selado ou em um saco plástico. Ela também pode ser congelada e aguentará por vários meses se estiver hermeticamente selada.
Dicas
- Se você tiver um processador de comidas, pães brancos normais dão ótimos panko. Apenas rasgue os pães em pedaços e processe. Use-os no lugar dos biscoitos salgados e prossiga com a receita.
O que você precisa
- 3 xícaras de biscoito cream cracker ou biscoito salgado similar
- 2 colheres de sopa de tomilho seco
- 2 colheres de sopa de manjericão seco
- 1 colher de sopa de pimenta em pó
- 2 colheres de sopa de pimenta-do-reino preta moída na hora