Fatos sobre a borboleta Morpho azul para crianças

Autor: Janice Evans
Data De Criação: 3 Julho 2021
Data De Atualização: 10 Poderia 2024
Anonim
Fatos sobre a borboleta Morpho azul para crianças - Artigos
Fatos sobre a borboleta Morpho azul para crianças - Artigos

Contente

Existem borboletas de diferentes tamanhos, cores, habitats e espécies. Uma borboleta interessante é a Morpho azul (M. menelaus). Há muito sobre essas espécies que as crianças gostam de saber. Assim sendo, aqui estão alguns fatos fascinantes para ensinar às crianças sobre esta bonita e original borboleta.


A bonita Morpho azul é um inseto intrigante (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Tamanho significativo

No mundo das borboletas, a Morpho azul é uma gigante. É uma das maiores espécies do mundo, com uma impressionante envergadura que varia de 12,5 a 20 cm. Em comparação, a menor borboleta do mundo, a Pigmeu azul ocidental, tem uma envergadura de 1,25 cm, enquanto a maior borboleta do mundo, a Birdwing da Rainha Alexandra, tem uma envergadura de 25 a 30 cm. Assim, a Morpho azul é claramente uma das maiores.

Alcance

As Morphos azuis são encontradas nas florestas tropicais da América do sul e central. Seu alcance inclui a América, Venezuela, Brasil, Costa Rica, México e Colômbia. Elas preferem o clima de florestas tropicais, porém permanecendo às vezes em uma clareira para se aquecer. No passado, as pessoas que viviam ao longo do Rio Negro, no Brasil, atraíam as Morphos azul com iscas azuis brilhantes, usando-as para decorar máscaras elaboradas para o uso em rituais importantes.


Cores

Apesar do nome, a Morpho azul não é realmente azul. Essa borboleta é conhecida por sua cor brilhante, azul metálico, porém a cor não vem da pigmentação nas asas. Na verdade, é o resultado da luz refletida nas microscópicas escamas que cobrem as asas. E é essa propriedade reflexiva que faz o azul vívido parecer iridescente e cintilante. O macho é mais colorido que a fêmea.

Escamas microscópicas fazem as asas da Morpho parecerem azuis e metálicas (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Ciclo de crescimento

A vida da Morpho azul começa quando ela choca de um pálido ovo verde. Ela cresce a partir de uma lagarta peluda, de cor marrom-ferrugem, com manchas amarelas ou verdes em suas costas. Essa borboleta tem algumas técnicas de defesa únicas. Os pelos da lagarta são irritantes para a pele humana e para as aves que tentam comê-las. Quando perturbada, ela produz um líquido com cheiro de manteiga rançosa. A lagarta se torna uma crisálida que, se tocada, emite um ruído ultrassônico para afastar os predadores. As borboletas Morpho azuis vivem, em média, 115 dias.