Contente
As sapatilhas de balé nos anos 1600 eram de salto alto com fivelas grandes, feitas de um tecido fino e uma sola de couro. Após a introdução de pulos e saltos nessa dança nos anos 1700, as sapatilhas começaram a mudar. Dançarinos não usavam mais sapatos de salto alto, e sim sapatinhos macios, que foram um modelo para os de hoje em dia, embora não muito confortáveis.
As sapatilhas de balé são feitas de diversos materiais como o couro, a lona, o cetim, o elástico, papel e cola (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
Tiras de elástico e fitas
As tiras de elástico foram introduzidas como um componente importante das sapatilhas de balé, para ajudar a mantê-las nos pés enquanto os dançarinos realizam determinadas posições. Embora algumas sapatilhas venham com o elástico já preso, a maioria deles vêm separadamente — os bailarinos devem costurá-los. Os estilos populares de elástico são retos ao redor do tornozelo ou entrecruzados nele — isso requer duas tiras elásticas. Os dançarinos, às vezes, costuram fitas em suas sapatilhas de ponta para as performances.
As tiras de elástico cruzadas no tornozelo ajudam a manter a sapatilha no pé durante a dança (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Couro
A parte externa, tanto de sapatilhas macias ou as de ponta, é feita de couro, lona ou cetim. Sapatilhas de balé de couro são conhecidas por moldarem-se e esticarem no pé do bailarino, o que cria um calçado muito confortável e ajustado. Os dançarinos também as consideram muito durável. No entanto, como cada pedaço de couro é um pouco diferente, podem criar uma sensação diferente quando atritam contra o piso e até mesmo grudar a sapatilha, o que causa desgaste.
A parte externa das sapatilhas é feita de couro, lona ou cetim (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)Lona e cetim
A lona é conhecida como uma alternativa mais barata ao couro. Embora as sapatilhas de lona possam ser desgastadas mais rápido do que as de couro, esse tecido é mais estiloso e seca mais rápido depois de dançar. Além disso, os bailarinos podem jogá-las na máquina de lavar depois de usá-las. Os dançarinos veem as sapatilhas de cetim como as mais esteticamente agradáveis, mas não duram tanto quanto as de lona ou as de couro. Por essa razão, as de cetim são normalmente reservadas para performances e audições.
Solas
As sapatilhas de balé são fabricadas com uma sola dividida ou uma única e são feitas de couro. A sola dividida possui couro apenas na região do arco medial e do calcanhar do pé. A sola única não é separada e vai desde a parte superior à inferior da sapatilha, cobrindo o meio. Esse tipo é geralmente recomendado para crianças, pois fortalece os pés, preparando-as para as sapatilhas de ponta. Estas, por sua vez, raramente têm uma sola dividida, quase sempre vêm com a sola única.
Materiais adicionais para as sapatilhas de ponta
As sapatilhas de ponta são feitas para dançar na ponta dos pés e são mais rígidas do que as comuns, uma vez que têm uma caixa na região do dedo do pé. Essas sapatilhas são compostas principalmente de cetim, couro, papel e cola. Muitos dizem que a caixa é feita de madeira, quando na realidade é feita com camadas de papel entrepostas e com cola especialmente formulada. Os fabricantes mantêm essa fórmula em segredo.