Contente
Uma máquina extrusora de plástico é um dispositivo utilizado na indústria de fabricação de plástico. É utilizada para derreter os materiais de plástico e empurrá-los através de um molde para confeccionar uma forma rígida. Exemplos de aplicações incluem tubos de plástico e isolamentos de fios.
Plástico (Visage/Stockbyte/Getty Images)
Preparação
Antes da operação, verifique sempre se os sistemas de água, eletricidade, gás e temperatura estão em boas condições de funcionamento. Uma vez que a inspeção for concluída, a cabeça do moldador deve ser calibrada e instalada. Feito isso, o aquecimento pode ser ligado.
Operação
Assim que o sistema atingir uma temperatura constante, a máquina extrusora pode ser ligada. Acelere a máquina manualmente e comece a alimentá-la com o material. Verifique o material no seu caminho para fora da máquina e certifique-se de que não haja impurezas, que esteja sem espuma, sem queima de coque e sem mudança de cor.
Manutenção
Procedimentos de rotina para manutenção são normalmente realizados durante as horas normais de trabalho e incluem a limpeza da máquina, fixação de parafusos soltos e inspeções no desgaste do motor e da tubulação. A manutenção regular, por outro lado, deve ser realizada a cada 2.500 a 5.000 horas de funcionamento. Isso envolve o desmonte do aparelho e a inspeção de todos os seus principais componentes.