Contente
O concreto é simples e barato de ser feito, durável e pode ser convertido em uma variedade infinita de formas e formações. Com apenas alguns ingredientes e um pouco de músculos, é possível misturar seu próprio concreto para projetos domésticos.
Aprenda como produzir concreto para realizar projetos domésticos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Ingredientes
O concreto comum possui quatro ingredientes: cimento Portland, areia, pedra e água.
Cimento Portland
Cimento Portland é um ingrediente-chave na fabricação de concreto, existindo vários tipos diferentes. O tipo 1 é o mais comum e deve ser suficiente para uso interno. Em ambientes quentes ou em áreas com água e solos que possuem alto teor de sulfato, considere o uso dos tipos 2 ou 4.
Mistura seca
O cimento Portland deve primeiro ser misturado com areia. Para passeios, calçadas e usos domésticos, uma proporção de um para dois de cimento Portland com areia é muito comum. Ao misturá-lo com areia, adicione de três a cinco partes de pedra. A quantidade de pedra utilizada não deve afetar a força de tensão do concreto, mas afetará a suavidade do produto final. A razão mais utilizada entre os ingredientes secos é de uma parte de cimento para duas partes de areia e três partes de pedra.
Água
Adicione água à mistura seca até que o concreto úmido torne-se um pouco plástico. A qualidade da plasticidade é medida através da observação da "queda" do concreto molhado. Para medi-la, encha um molde cônico com concreto e, após remover o molde, meça a altura que o cone perde, ao se espalhar. Para fins residenciais, uma queda de cerca de 10 cm é apropriada. Uma queda menor significa que a mistura será mais difícil de ser trabalhada, já uma maior deixará a mistura muito fina e úmida.