Contente
Uma marca característica dos materiais de escritório por décadas, o grampeador raramente passou por alguma inovação importante. A maioria das pessoas estão acostumadas com o método de fixar folhas de papéis com um grampo de metal e, por isso, poucas devem ter imaginado que é possível grampear sem utilizar grampos. Um material ecologicamente correto, o grampeador sem grampos está sendo utilizado cada vez mais.
Os grampeadores sem grampo podem fazer com que os grampos entrem em desuso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Como ele funciona
O grampeador sem grampos faz um pequeno furo nas páginas a serem unidas. O pequeno pedaço de papel furado permanece anexado em um lado do furo e é dobrado para trás, formando uma aba, o que dificulta a separação das folhas unidas. A aba é inserida dentro do furo para assegurar uma conexão firme.
Benefícios
Um grampeador sem grampos é ecologicamente correto. Ele reduz a quantidade de metal descartado no meio-ambiente. Além de reduzir o desperdício de grampos, o que significa a redução nos gastos de energia de sua produção. Com esse grampeador você estará livre de problemas como acúmulos de grampos, rasgões acidentais em tecidos e dedos, e dificuldade para separar as páginas.
Desvantagens
Um grampeador sem grampos pode anexar apenas algumas folhas, aproximadamente cinco no máximo. A fixação não é tão forte quanto a do grampo de metal; as páginas podem se separar com mais facilidade e, consequentemente, podem se misturar ou serem perdidas. Para armazenamentos a longo prazo de documentos importantes, você deve utilizar um grampo de metal, pois garante uma ligação mais permanente.
Modelos
Esses grampeadores vêm em uma variedade de modelos. Embora a função básica seja a mesma, a ferramenta pode ser de modelo bem simples, pode ter um formato redondo em forma de botão ou, até mesmo, ser alongada e de metal para assemelhar-se a um grampeador de metal tradicional.