Contente
- Função do baço
- Características do baço
- Propriedades do baço
- Considerações após a remoção cirúrgica do baço
- Baço aumentado
O baço é um órgão interno, aproximadamente do tamanho de um punho, localizado no abdômen humano. O baço funciona como parte do sistema imune e contribui para a produção e armazenamento de células sanguíneas fazendo parte do sistema circulatório. Apesar do baço ser um órgão importante, ele não é vital para a sobrevivência humana.
O aumento do baço é tratado resolvendo a doença subjacente (stethoscope image by dinostock from Fotolia.com)
Função do baço
A maioria das funções do baço são relacionados com o sistema imune ou com o suprimento sanguíneo. O baço remove os glóbulos vermelhos sanguíneos velhos, chamados de eritrócitos, da corrente sanguínea e remove, armazena e produz os glóbulos brancos linfócitos. Esses linfócitos armazenados produzem anticorpos e ajudam na remoção de micróbios e outros resíduos da corrente sanguínea.
Características do baço
O baço é um órgão macio e de cor púrpura escuro encontrado na porção superior esquerda do abdômen. Localizado entre o estômago e o diafragma abaixo da caixa torácica, o baço tem em média 12 cm de comprimento, 7 cm de largura e 4 cm de espessura. O peso e o tamanho do baço variam um pouco durante e vida e ele pode pesar de 100 a 250 gramas em um adulto.
Propriedades do baço
O baço é composto de dois tipos de tecido: a polpa branca e a polpa vermelha. A polpa branca do baço faz parte do sistema imune, produzindo linfócitos. A polpa vermelha age com um filtro e como um armazenamento de reserva para o sangue. Devido a suas funções no sistemas imune e circulatório, o baço é envolvido por uma multitude de vasos sanguíneos e linfáticos.
Considerações após a remoção cirúrgica do baço
Um indivíduo consegue sobreviver sem o baço. Se o baço for danificado gravemente, ele pode ser removido cirurgicamente através de um procedimento chamado de esplenectomia. A maior parte das funções do baço são assumidas pelo fígado após uma esplenectomia. Após o baço ser removido, no entanto, um indivíduo tem uma maior suscetibilidade a infecções devido à perda da função imune, a qual o fígado não consegue compensar.
Baço aumentado
O baço pode se tornar aumentado como um resultado de infecção, anemia ou câncer. Esse aumento é uma consequência do excesso de células sanguíneas presas que podem danificar a função do baço. O aumento do baço é tratado pela resolução da doença subjacente. Um baço aumentado pode ser detectado por um exame físico ou através de um diagnóstico por imagem.