Seios doloridos: o que isso significa?

Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 9 Agosto 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
SEIOS DOLORIDOS? Conheça a MASTALGIA - a Dor na Mama | Dra Fernanda Torras (mastologista)
Vídeo: SEIOS DOLORIDOS? Conheça a MASTALGIA - a Dor na Mama | Dra Fernanda Torras (mastologista)

Contente

De acordo com a Mayo Clinic, 70% das mulheres sofrem com a dor e a sensibilidade nos seios, a chamada mastalgia, em algum momento da vida. Essa dor pode ser provocada por alterações hormonais, cistos, medicamentos e pelo tamanho dos seios.


Entre as mulheres, 70% sofrem com a dor e a sensibilidade nos seios (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Dor cíclica

Essa dor resulta das alterações hormonais cíclicas em mulheres, que correspondem à menstruação e à gravidez. Ela afeta os dois seios e é descrita como uma sensação geral de dor e peso. Isso normalmente passa após a menopausa.

Dor não cíclica

A dor não cíclica não está relacionada ao ciclo menstrual. Ela pode ocorrer em apenas um seio e a sensação é de uma dor aguda e ardida em uma área localizada do seio. Esse tipo de dor pode ser provocado por um cisto ou fibroadenoma.

Medicamentos

Alguns medicamentos, incluindo tratamentos para infertilidade e anticoncepcionais orais, podem causar dor nos seios devido aos hormônios que contêm. Os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) também estão associados à dor no seio.


Tamanho

As mulheres com seios maiores sentem dor com frequência. Ela geralmente é acompanhada de dor no pescoço, costas e ombros. Uma cirurgia de redução de mama pode atenuar o problema.

Câncer de mama

O câncer de mama normalmente não provoca dor, mas caroços cancerígenos podem ficar doloridos.