Contente
Pulseiras podem fazer mais do que adornar punhos e mãos. Elas são feitas muitas vezes, simbolicamente, como um sinal de amizade ou como um presente de agradecimento para alguém que merece reconhecimento. Trançar pode ser um ato simbólico, conforme os fios individuais são torcidos e tecidos em conjunto para formar uma unidade forte e mais bonita. Seja fazendo uma pulseira da amizade ou um acessório de moda, há várias ideias e considerações para levar-se em conta ao fazer pulseiras trançadas artesanais.
Amigos podem aproximar-se trançando pulseiras juntos (Roger Weber/Digital Vision/Getty Images)
Opções de cores
Pulseiras trançadas são únicas e as cores escolhidas para fazer as pulseiras as diferenciam. Pulseiras trançadas para meninos ou homens podem incluir cores mais escuras como marrom, preto, cinza, prata, azul e verde. Para as meninas mais jovens, cores brilhantes podem ser mais apropriadas, como amarelo, rosa, roxo, vermelho ou laranja. Além disso, pulseiras trançadas podem ser feitas como símbolos para certos eventos, movimentos ou causas. Por exemplo, uma pulseira rosa e branca pode ser feita para uma campanha de consciência sobre o câncer de mama.
Tipos de cordas
O tipo de corda usada para fazer uma pulseira trançada afeta muito a aparência geral, o estilo e o visual da bijuteria. Para pulseiras feitas por crianças, linha de bordado ou fio são bons materiais. Eles são resistentes e fáceis de manipular. Para um visual mais sofisticado, escolha cordas de couro ou camurça e, se desejar, se pode-se usar contas. O couro também é durável, mas é mais difícil de trançar firmemente e, portanto, pode ser melhor se usado por adultos ou crianças mais velhas.
Tipos de pulseiras
Há mais de um tipo de pulseiras artesanais trançadas. Para as pulseiras trançadas mais simples, apenas três pedaços de corda são necessários. Estas pulseiras de três filamentos são fáceis e rápidas de fazer. Tranças com quatro cordas são um pouco mais difíceis, resultando em pulseiras mais grossas e mais complexas. Pulseiras da amizade são trançadas usando várias cordas, às vezes até dez, e requerem mais paciência e destreza.
Dicas e Técnicas
Começar a trançar uma pulseira pode ser uma das partes mais difíceis de todo o processo. Para facilitar, artesãos às vezes prendem a parte superior da trança em um objeto resistente, como uma maçaneta ou uma prancheta. Conforme você trançar, passe os dedos por todo o fio até embaixo e através das cordas para certificar-se de que elas não se entrelacem durante o processo. Além disso, uma vez que a pulseira trançada é finalizada e amarrada, artesãos costumam colocar um pouco de cola no nó final para evitar que a pulseira se desenrole.