Como funciona uma extrusora de plástico?

Autor: John Stephens
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 6 Julho 2024
Anonim
Como funciona uma extrusora de plástico? - Artigos
Como funciona uma extrusora de plástico? - Artigos

Contente

Um sistema de extrusão de plástico converte uma resina granulada de plástico em um produto final, com uma seção transversal constante. Uma extrusora de plástico é dividida em quatro partes: um funil alimentador gravitacional, uma rosca sem fim, um sistema de matriz e um banho de resfriamento.


Resina de plástico

O plástico começa no processo de extrusão na forma de pastilhas granuladas. Essas pastilhas são acrescentadas ao alimentador, na parte frontal da máquina de extrusão. Mais de um tipo de plástico pode ser adicionado de uma vez, ou também outros produtos como pigmentos ou plastificantes, ao plástico base para que o produto final seja alterado.

Rosca sem fim

As pastilhas de resina de plástico saem da base do alimentador e entram no compartimento da rosca sem fim. A rosca move vagarosamente as pastilhas de plástico em direção à matriz, aquece-as até o ponto de fusão e mistura o plástico e quaisquer aditivos para criar uma combinação homogênea. A rosca geralmente contém vários sensores de temperatura para ajudar a manter uma temperatura consistente ao longo de seu comprimento. As partes da rosca também se alteram conforme ela se aproxima da matriz, para aumentar a pressão do plástico derretido.


Montagem da matriz

A montagem da matriz consiste em uma tela para filtrar quaisquer sólidos contidos no plástico líquido, uma placa quebradora para remover os efeitos rotacionais da mistura e fornecer uma pressão posterior e a matriz em si. A pressão criada pela rosca força o plástico através da matriz em um ritmo específico. Para seções transversais ocas, a matriz inclui um pino para criar a porção central do formato, que é então pressurizada com ar para manter a forma da seção transversal durante o resfriamento. A matriz geralmente contém uma alteração gradual para o formato cônico para eliminar o estresse sobre a parte de extrusão.

Banho de resfriamento

Depois do plástico passar pela extrusora, ele é imerso em um banho de resfriamento. O plástico é um excelente isolante e retém bem o calor, de maneira que demora-se para remover o aquecimento do material. Para produtos como folhas plásticas, rolos são usados para resfriar a extrusão. Quando atinge-se uma temperatura razoável para manipulação, o plástico é cortado no comprimento adequado ou enrolada em um núcleo.