Contente
A rosa do deserto (Adenium obesum) é uma planta perene e suculenta que produz grandes flores vermelhas e cor-de-rosa. Esta planta florida cresce bem tanto em jardins exteriores como em vasos em ambientes interiores. É um membro da família das oleandras. É necessário observar que a rosa do deserto é uma planta venenosa, apesar de sua estética agradável.
A rosa do deserto floresce na primavera. (desert rose image by SSGuess from Fotolia.com)
Identificação
A rosa do deserto é um membro da família das Apocynaceae e é originária do leste da África e da sudoeste da península árabe. A rosa do deserto é um arbusto suculento com troncos muito grossos, folhas verdes brilhantes e ramos cinza lisos. Pode chegar a crescer até 1,80 metros de altura. As flores deste arbusto são em forma de salva, assim como as do oleandro. Isto quer dizer que as pétalas são tubulares na base, com a extremidade alargada. As flores crescem em aglomerados. A planta reproduz-se melhor através de enxertos, um que vez que a polinização não é muito eficaz.
Período de Tempo
A rosa do deserto pode sobreviver por centenas de anos.Ela floresce duas vezes, a primeira na primavera e a segunda no final do verão ou começo do outono. A primavera é a melhor época para plantar as sementes ou os brotos secos. As sementes demoram uma semana a germinar e após um mês a muda terá cerca de seis folhas. Normalmente esta planta irá florescer no primeiro ano em que é plantada. Quanto as brotos secos, as raízes começaram a crescer em seis a oito semanas.
Tipos
Existem centenas de diferentes variedades híbridas da rosa do deserto. Por exemplo, a flor da rosa do deserto Apollo é uma mistura de preto e vermelho vivo, e a variedade Estrela da Sorte parece um lírio. Muitas das variedades híbridas são cultivadas na Tailândia e importadas para os Estados unidos.
Cuidados
A rosa do deserto cresce melhor nas zonas 11 e 12 do USDA (Mapa de robustez dos Estados Unidos). A planta necessita de plena luz solar e é tolerante ao calor. O solo deve ser de drenagem rápida, uma vez que o apodrecimento da raiz e do tronco são doenças comuns. É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Durante a primavera regue regularmente, mas mantenha o solo seco durante o inverno. Evite pesticidas à base de óleo para matar pragas comuns como cochonilhas e ácaros.
Aviso
Todas as partes da rosa do deserto são venenosas, não devendo ser ingeridas.