Contente
Aprenda como uma furadeira funciona (Creatas/Creatas/Getty Images)
Furadeira
Um furadeira de impacto é como uma furadeira normal com algumas funcionalidades extras. Elas são mais pesadas e potentes. Por esse motivo, são usadas para serviços maiores que requerem furos em superfícies mais espessas e sólidas. Assim como furadeiras comuns, elas giram, mas, também, têm função percussiva. Esse movimento as torna capazes de furar concreto, aço, cimento e madeira tratada sob pressão.
Profundidade
Furadeiras de impacto podem vir com uma haste de profundidade, montada na parte de cima. Ela é usada para medir uma distância específica para o furo. Ajusta-se a haste na profundidade desejada e desliga-se a furadeira quando ela toca na parede.
Velocidades
Há alguns projetos que exigem mais torque do que outros. Por esse motivo furadeiras de impacto vêm em diversas velocidades. Para projetos menores, usa-se a velocidade baixa. Quando é necessária maior potência, usa-se a velocidade alta. Alguns modelos também têm opção reversa, para soltar uma broca que ficou presa. Isso, geralmente, ocorre ao furar madeira tratada com pressão.
Cabos
Como as furadeiras de impacto são potentes e usam muito torque, elas têm cabos laterais. Uma mão é colocada na empunhadura traseira, para apertar o "gatilho" e o cabo lateral é segurado com a outra mão. Isso permite que se aplique o máximo de pressão possível ao perfurar. Esse cabo é ajustável e pode ser removido ao se trabalhar em espaços apertados.
Modelos sem fio
Há muitas ocasiões onde se precisa trabalhar em locais sem acesso a tomadas. Seja uma construção nova ou em áreas afastadas, é preciso uma furadeira sem fio. Elas têm as mesmas funções de furadeiras comuns, exceto que usam baterias e podem ser utilizadas em qualquer lugar.